Internacional

Estados Unidos destroem barco de patrulha dos Houthis no Mar Vermelho

As forças dos Estados Unidos destruíram uma embarcação de patrulha dos Houthis no Mar Vermelho, além de um drone lançado de uma região do Iêmen controlada pelo grupo, conforme relatado por autoridades americanas. O incidente ocorreu no Estreito de Bab al-Mandab.

O grupo, apoiado pelo Irã e que controla partes significativas do território iemenita, tem perpetrado ataques a navios na região desde novembro. Segundo os Houthis, esses ataques são realizados em solidariedade aos palestinos em Gaza.

Essa campanha tem impactado o transporte marítimo global, levando empresas a redirecionar rotas ao redor da África Austral, e suscitado preocupações sobre uma possível expansão do conflito entre Israel e o Hamas, potencialmente desestabilizando o Oriente Médio.

De acordo com o Comando Central dos EUA, os Houthis lançaram quatro mísseis balísticos antinavio no Mar Vermelho nas últimas 24 horas, sem relatos de feridos ou danos.

Por sua vez, os Houthis afirmaram ter atacado dois navios no Mar Vermelho com drones e mísseis, porém, não houve confirmação independente desses supostos ataques. A Reuters não recebeu relatos de incidentes na região nesta sexta-feira (7).

Compartilhar: