Os Estados Unidos anunciaram na terça-feira (16 de abril de 2024) que estão preparando um novo conjunto de sanções contra o Irã em reação ao ataque com mísseis iranianos contra Israel no último fim de semana.
“Após o inédito ataque aéreo do Irã contra Israel, o presidente Joe Biden está coordenando uma resposta abrangente com aliados e parceiros, incluindo o G7, e com líderes bipartidários no Congresso”, declarou Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, em comunicado. As sanções, focadas no programa de mísseis e drones iranianos e em entidades que apoiam a Guarda Revolucionária Islâmica e o Ministério da Defesa do Irã, serão apresentadas “nos próximos dias”, conforme Sullivan.
Além das sanções, o governo norte-americano planeja “fortalecer e expandir ainda mais a integração bem-sucedida de defesa aérea e de mísseis e sistemas de alerta precoce em todo o Oriente Médio, visando corroer ainda mais a eficácia dos mísseis do Irã”, disse Sullivan. Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, também destacou os esforços para reduzir a capacidade de exportação de petróleo pelo Irã, ressaltando a possibilidade de mais ações para interromper essa atividade.
O Irã enfrenta sanções dos Estados Unidos há anos, impostas para dificultar suas atividades nucleares e militares, incluindo o apoio a grupos armados como o Hamas. Apesar das restrições econômicas, o país tem conseguido manter sua resistência.
Fonte: Adaptado de Poder360.