O renomado ator canadense Donald Sutherland, conhecido por papéis em “The Hunger Games” e “Don’t Look Now”, faleceu aos 88 anos após uma longa doença.
Donald Sutherland, o aclamado ator canadense, faleceu aos 88 anos após uma prolongada doença. Conhecido por sua vasta filmografia, incluindo “The Hunger Games” e “Don’t Look Now”, Sutherland deixou um legado imensurável na indústria cinematográfica.
Seu filho, o ator Kiefer Sutherland, anunciou com pesar a morte do pai: “Com o coração pesado, informo que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Pessoalmente, considero-o um dos atores mais importantes na história do cinema. Ele amava o que fazia e fez o que amava. Uma vida bem vivida.”
Ao longo de sua carreira, que se estendeu por mais de meio século, Sutherland acumulou quase 200 créditos. A notícia de seu falecimento gerou uma onda de apoio e homenagens.
O ator Rob Lowe, que contracenou com Sutherland na minissérie “Salem’s Lot”, o descreveu como “um de nossos maiores atores”. Em sua mensagem no Twitter, Lowe afirmou: “Foi uma honra trabalhar com ele muitos anos atrás. Nunca esquecerei seu carisma e habilidade.”
Cary Elwes, co-estrela no filme “Uprising” de 2001, manifestou sua tristeza: “Nossos corações estão partidos por você”, disse a Kiefer no Instagram. “Muito grato por ter conhecido e trabalhado com ele. Enviando nosso amor.”
O Primeiro-Ministro canadense, Justin Trudeau, lembrou-se do impacto de Sutherland: “Minhas condolências a Kiefer e toda a família Sutherland, assim como a todos os canadenses que, como eu, estão tristes com a notícia. Ele era um homem de forte presença e brilhantismo em sua arte.”
Ron Howard, diretor de Sutherland em “Backdraft” (1991), destacou sua inteligência e envolvimento: “Um dos atores mais inteligentes e interessantes do cinema.”
Nascido em New Brunswick, Canadá, Sutherland iniciou sua carreira como repórter de rádio antes de se mudar para Londres em 1957 para estudar na London Academy of Music and Dramatic Art. Começou com pequenos papéis em filmes e televisão britânica.
Seus primeiros papéis de destaque foram em filmes de guerra como “The Dirty Dozen” (1967) e “MAS*H” (1970). Ele também estrelou o thriller “Klute” (1971), ao lado de Jane Fonda, com quem teve um relacionamento de dois anos.
Nos anos 1970, Sutherland diversificou seus papéis, atuando como um membro do IRA em “The Eagle Has Landed” e um professor de faculdade em “National Lampoon’s Animal House”. Nos anos 1980, interpretou o pai de um adolescente suicida no premiado “Ordinary People”.
A partir dos anos 2000, Sutherland se voltou para a televisão, aparecendo em séries como “Dirty Sexy Money” e “Commander-in-Chief”. Apesar de suas numerosas atuações, nunca foi indicado ao Oscar, recebendo um Oscar honorário em 2017.
Ativista político, Sutherland protestou contra a Guerra do Vietnã e incorporou suas crenças em alguns de seus papéis, como o tirânico Presidente Snow em “The Hunger Games: Mockingjay – Part 2”. Ele esperava que a mensagem sociopolítica do filme despertasse a consciência dos jovens.
“Ainda espero que os jovens se tornem mais conscientes do mundo ao seu redor,” disse ao BBC em 2015.
O perfil oficial de “Hunger Games” no Twitter prestou homenagem ao ator: “Pedimos ao homem mais gentil do mundo para interpretar o ditador mais corrupto e implacável que já vimos. Tal era o poder e a habilidade de atuação de Donald Sutherland.”
Apesar de sua vasta carreira, Sutherland nunca planejou se aposentar. “É uma empreitada apaixonante. A aposentadoria para os atores se escreve ‘MORTE’.”
Seu livro de memórias, “Made Up, But Still True”, está previsto para ser publicado em novembro.
Artigo com informações da BBC.
Imagem: Getty imagem