Tecnologia

Falha Global na Microsoft Ligada à CrowdStrike Causa Pane em Computadores ao Redor do Mundo

Uma atualização da CrowdStrike causou falhas em dispositivos Windows globalmente, afetando bancos, aeroportos e outros serviços essenciais.


Uma falha massiva ligada a uma atualização da CrowdStrike derrubou computadores em todo o mundo, afetando bancos, aeroportos, emissoras de TV, organizações de saúde, hotéis e inúmeras outras empresas. Dispositivos com o sistema operacional Windows começaram a apresentar erros, conhecidos como Blue Screens of Death (BSODs), nas primeiras horas de sexta-feira.

As primeiras ocorrências foram registradas na Austrália, e logo surgiram relatos de problemas no Reino Unido, Índia, Alemanha, Países Baixos e Estados Unidos. Nos EUA, as companhias aéreas United, Delta e American Airlines anunciaram uma “paralisação global” de todos os voos. A emissora de TV Sky News também saiu do ar.

A origem dos problemas foi atribuída a uma atualização de software mal configurada ou corrompida da empresa de cibersegurança CrowdStrike. Especialistas em segurança cibernética afirmam que não há evidências de um ataque malicioso.

Engenheiros da CrowdStrike relataram no fórum da empresa no Reddit que receberam “relatos generalizados de BSODs em hosts Windows” e estão trabalhando para resolver a questão. A empresa também forneceu uma solução temporária para os sistemas afetados e emitiu um comunicado a seus clientes com orientações.

Até o momento, o incidente parece estar afetando apenas dispositivos que executam o Windows, sem impactos em outros sistemas operacionais. Ainda não está claro a extensão total dos problemas e quanto tempo levará para serem solucionados. Microsoft e CrowdStrike não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da revista WIRED sobre a interrupção.

Compartilhar: