Com o início do verão, diversas regiões da China estão empenhadas em assegurar uma colheita de verão bem-sucedida. A safra de verão é a primeira temporada de produção de grãos no ano, incluindo principalmente grãos, feijões e batatas colhidos no verão, sendo o trigo o principal cereal.
Em Sichuan, província no sudoeste da China, 80% dos 9,1 milhões de mu (600.000 hectares) de trigo plantados já foram colhidos. Para melhorar a colheita, autoridades do condado de Xuanhan organizaram equipes de especialistas agrícolas para orientar os agricultores locais em fertilização, controle de ervas daninhas e pragas, além de outros trabalhos de manejo no campo.
Nas áreas produtoras de trigo do sul de Hubei, na China Central, a colheita está quase concluída, enquanto nas principais áreas produtoras do norte, a colheita mecanizada em larga escala já começou. Diversas áreas estabeleceram estações de recepção para operadores de máquinas agrícolas, garantindo o suporte logístico necessário.
Em Anhui, uma das principais províncias agrícolas da China, mais de 43 milhões de mu de trigo estão sendo colhidos. A província planeja utilizar cerca de 170.000 colheitadeiras de alto desempenho e aproveitar o clima ensolarado dos próximos dias para acelerar a colheita. Além disso, diversas regiões em Anhui estão se preparando para o armazenamento de grãos, garantindo a segurança da safra de verão.
Novos equipamentos e tecnologias estão sendo utilizados para auxiliar na colheita de verão, de acordo com as condições locais. Em uma fazenda na vila de Dacaozhuang, em Xingtai, província de Hebei, uma máquina de irrigação autopropelida que combina irrigação, fertilização e pulverização de pesticidas pode cobrir 600 mu de terra por dia. Autoridades ao longo do Corredor Hexi, na província de Gansu, noroeste da China, também estão promovendo novas tecnologias de irrigação de trigo, como a irrigação por gotejamento, para economizar água e fertilizantes.
Em Jiangxi, província no centro da China, 2,1 milhões de mu de arroz precoce em Ganzhou entraram no estágio de perfilhamento, o que significa que o trabalho de prevenção de doenças e pragas é crucial. Este ano, o governo local está promovendo o uso de lâmpadas inseticidas movidas a energia solar, drones de proteção de plantas e outros métodos de controle de pragas em vários níveis para aumentar a eficiência do controle de pragas e garantir uma colheita abundante.
Para garantir uma colheita de trigo bem-sucedida, muitas empresas e governos locais também utilizaram tecnologias como big data para construir plataformas de serviço inteligentes. Uma empresa em Laixi, na província de Shandong, leste da China, estabeleceu uma plataforma de big data para agricultura inteligente, na qual os agricultores podem definir programas em seus telefones para controlar máquinas de irrigação e drones. Em Shandong, a área de plantio de trigo atingiu mais de 60 milhões de mu em 2024, com um aumento estável em comparação com o ano anterior e uma produção total que deve atingir um novo recorde histórico.
Fonte original: ecns.cn