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Ford Promete Tecnologia que Permite Motoristas Tirarem os Olhos da Estrada em 2026

A Ford planeja lançar, em 2026, uma tecnologia de autonomia de nível 3 que permitirá aos motoristas desviar a atenção da estrada, tornando-se a primeira fabricante de automóveis de massa a oferecer essa funcionalidade.

A Ford Motor Co. anunciou que está a dois anos de introduzir uma tecnologia que permitirá aos motoristas desviarem os olhos da estrada e retirarem as mãos do volante. O CEO da montadora, Jim Farley, afirmou que a empresa está muito próxima de alcançar essa meta.

“Estamos chegando muito perto”, disse Farley em entrevista. “Podemos fazer isso agora com bastante regularidade com um protótipo, mas fazê-lo de forma econômica é o progresso que precisamos fazer.”

Farley acredita que a Ford pode avançar rapidamente para oferecer o recurso em 2026, o que a tornaria a primeira marca de automóveis de mercado de massa a disponibilizar o que os engenheiros chamam de autonomia de nível 3. Esse nível de autonomia permitirá que o carro assuma a tarefa de dirigir em determinadas condições, permitindo que o motorista se concentre em outras atividades.

“A autonomia de nível 3 permitirá que, em alguns anos, você tire as mãos e os olhos da estrada, de modo que seu carro se torne como um escritório”, afirmou Farley. “Você poderia fazer uma chamada em conferência e todo tipo de coisa.”

Essa previsão surge menos de dois anos após a Ford encerrar sua afiliada autônoma, a Argo AI, devido à avaliação de que a condução totalmente autônoma ainda estava distante. Atualmente, a Ford e outras montadoras, como a General Motors Co., oferecem recursos de direção com as mãos livres que utilizam dispositivos de rastreamento ocular para garantir que o motorista permaneça focado na estrada.

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O sistema da Ford, chamado BlueCruise, está sendo investigado pelos reguladores de segurança dos EUA após ter se envolvido em acidentes fatais. A Tesla Inc. e outras empresas também enfrentam investigações federais devido a acidentes relacionados aos seus sistemas semiautônomos.

No final do ano passado, a Mercedes-Benz começou a oferecer um recurso que permite desviar os olhos da estrada nos EUA, mas que só opera em velocidades abaixo de 64 km/h em rodovias pré-aprovadas.

Farley sugeriu que o sistema da Ford funcionaria em velocidades de até 129 km/h, mas apenas em condições de céu limpo. “Acreditamos que só conseguiremos fazer isso em dias ensolarados”, disse Farley. “Chuva forte e outras condições dificultam a operação a 80 milhas por hora.”

A Ford está ansiosa para gerar receita recorrente oferecendo aos motoristas serviços de assinatura para recursos como o BlueCruise. Farley vê esses serviços de software, que têm alta margem de lucro, como uma forma de suavizar os ciclos de alta e baixa do setor automobilístico.

Atualmente, a Ford vende sistemas de software para clientes comerciais gerenciarem a logística de suas frotas. Farley enxerga os recursos semiautônomos, como a direção com os olhos fora da estrada, como uma oportunidade para que os clientes de varejo adquiram assinaturas de software.

“O BlueCruise tem sido muito mais popular do que esperávamos, o que significa mãos livres”, disse Farley. “É uma espécie de um passo antes de você chegar aos olhos fechados.”

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