Segundo o El Deber, Juan Jose Zuñiga disse que Luis Arce buscava alavancar sua popularidade.
O general Juan Jose Zuñiga, apontado como o líder da tentativa de golpe em La Paz, na Bolívia, falou com jornalistas após ser preso e sugeriu que as mobilizações irregulares do Exército boliviano desta quarta (26) haviam sido combinadas entre os dois.
De acordo com o portal El Deber, o presidente boliviano, Luis Arce, disse q Zuñiga “que a situação estava muito complicada, muito crítica” e que era necessário “preparar algo para aumentar sua popularidade.
Zuniga, então, teria dito: “vamos retirar os blindados?” e Arce teria concordado. “Então, no domingo à noite, os blindados começaram a se mover”, continuou Zuñiga. “Seis cascavéis e seis urutus, além de 14 Z do Regimento de Achacachi”, completou.
Após as declarações, que foram feitas na frente do vice-ministro de Assuntos Internos, Jhonny Aguilera, o general e ex-comandante do Exército foi conduzido às instalações da polícia.
Quem é o general que liderou tentativa de golpe?
Desde 2022, Juan José Zuñiga serviu como comandante-chefe do Exército da Bolívia.
Mas, na segunda-feira (24), o militar fez declarações polêmicas contra o ex-presidente boliviano Evo Morales, dizendo que ele “não pode mais ser presidente deste país”.
Suas declarações custaram-lhe o cargo, já que o governo decidiu demiti-lo na terça-feira (25). Porém, o militar se revoltou contra o Executivo, liderando o levante.