Ponte do Futuro avança na Paraíba e deve ser entregue até 2026, diz engenheiro


As obras do Complexo Rodoviário Ponte do Futuro, na Região Metropolitana de João Pessoa, seguem em ritmo acelerado e devem ser concluídas até o fim de 2026. A informação foi confirmada pelo engenheiro Igor Girardi, da construtora A Gaspar S.A, responsável pela execução da obra em parceria com o Consórcio Jampa.

(foto: divulgação/Governo do Estado)

Localizado no km 9,64 da BR-230, no município de Cabedelo, o empreendimento conta com várias frentes de trabalho ativas, incluindo concretagem de estacas, construção de travessas e serviços de terraplenagem. O projeto prevê a interligação dos municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, com um investimento de R$ 465,5 milhões provenientes de recursos próprios do Governo da Paraíba.

A estrutura é composta por novas rodovias, restauração de vias existentes e obras especiais, como pontes e viadutos. “A Ponte do Futuro é hoje a maior ponte do Nordeste; não há outra igual”, destacou o diretor de Planejamento e Transportes do DER-PB, engenheiro José Arnaldo de Souza Lima.

A primeira ponte, com 2 km de extensão, ligará a BR-230 à BR-101 Norte e contará com pista de rolamento de 7,2 metros, ciclovia de 2,5 metros, passeio de 3,3 metros e acostamento de 2,5 metros. Já a segunda ponte, sobre o Rio da Guia, em Lucena, terá 420 metros e será complementada por um viaduto de 40 metros sobre a linha férrea.

A expectativa é de que o complexo viário beneficie diretamente a logística do Porto de Cabedelo, facilitando o tráfego de caminhões e reduzindo a sobrecarga da BR-230. “Essa obra é de grande impacto para a mobilidade urbana da região metropolitana. Vai transformar a vida de quem depende diariamente do deslocamento”, afirmou Vilma Inácio dos Santos, moradora de Lucena.

Leia Também:  Escândalo no INSS: Lula demite presidente do órgão em meio a investigação por corrupção bilionária

Segundo o Governo do Estado, a iniciativa vai impulsionar o desenvolvimento urbano, econômico e social da região metropolitana de João Pessoa.


Compartilhar: