Tecnologia

Gmail para iOS Permite que Usuários Perguntem ao Gemini Sobre Seus E-mails

Novo recurso de IA agora disponível para usuários selecionados de Gmail no iOS com o assistente Gemini

Usuários de Gmail no iOS agora podem contar com a ajuda do chatbot Gemini da Google para responder a perguntas sobre seus e-mails diretamente no aplicativo, conforme anunciado pela empresa esta semana. A funcionalidade, chamada de Gmail Q&A, foi inicialmente lançada para usuários de Android em agosto e agora está disponível para assinantes do Google One AI Premium e para contas do Google Workspace com os complementos Gemini Business, Enterprise, Education ou Education Premium.

O recurso permite que os usuários façam perguntas específicas relacionadas ao conteúdo de suas caixas de entrada. Por exemplo, pode-se perguntar: “Quanto a empresa gastou no último evento de marketing?” ou solicitar que o Gemini mostre mensagens não lidas de um remetente específico. Ele também é capaz de resumir e-mails sobre determinados temas, como ao solicitar: “Resuma os e-mails sobre o planejamento trimestral.”

Atualmente, o Gmail Q&A encontra informações apenas na caixa de entrada, mas, segundo a Google, em breve ele também poderá acessar dados armazenados no Google Drive.

Embora a barra de pesquisa tradicional do Gmail continue disponível, o novo botão do Gemini será adicionado ao lado dela, incentivando os usuários a utilizarem a IA para localizar informações específicas em seus e-mails, em vez de depender de métodos tradicionais de busca.

Essa novidade, no entanto, ainda não está disponível para usuários gratuitos do Gmail, e é improvável que seja lançada para esse público em breve. A Google está promovendo esses recursos como um atrativo para que as pessoas assinem seus planos de assinatura mensal.

Além disso, a expansão do Gemini no Gmail ocorre logo após o lançamento de novos “cartões de resumo”, que facilitam a organização da caixa de entrada, permitindo o rastreamento de pacotes, check-ins de voos, definição de lembretes, marcação de faturas como pagas e mais, tudo dentro do app.

Com essas atualizações, a Google busca manter seu serviço de e-mail competitivo, especialmente após a Apple ter introduzido funcionalidades semelhantes ao Gmail em seu aplicativo Mail com o iOS 18.

Artigo traduzido com auxílio de inteligência artificial e revisado e adaptado de TechCrunch pela redação

Compartilhar: