Em 2023, o país registrou cerca de 1,8 milhão de ocorrências de golpes e fraudes digitais, resultando em perdas financeiras estimadas em aproximadamente R$ 6 bilhões, segundo dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e relatório da Kaspersky.
Em meio ao crescimento do comércio eletrônico, que movimentou cerca de R$ 225 bilhões no último ano, os golpes representam um desafio crescente tanto para consumidores quanto para empresas.
Além das perdas financeiras, estes crimes afetam a confiança do consumidor em plataformas de comércio eletrônico.
Os especialistas da dataRain, empresa brasileira líder em soluções AWS na América Latina, Luiz Maluf (tecnologia bancária) e Leonardo Baiardi (cibersegurança), destacam as principais ameaças enfrentadas online e oferecem recomendações cruciais para garantir a segurança das transações.
Segundo Maluf, as ameaças mais comuns incluem phishing, onde criminosos tentam enganar os usuários para que forneçam suas informações de acesso; fraudes no processo de onboarding, usando documentos falsificados obtidos na dark web; e ataques de força bruta, em que hackers tentam adivinhar senhas por meio de repetidas tentativas. “É essencial que tanto empresas quanto consumidores adotem medidas rigorosas de segurança, como o uso de senhas fortes, autenticação multifatorial e a implementação de firewalls e outros mecanismos de proteção”, alerta.
Leonardo Baiardi complementa destacando a importância de uma abordagem em camadas para a cibersegurança, especialmente em operações críticas como serviços financeiros. “Empresas devem investir em tecnologias que dificultem a criação de contas fraudulentas, além de adotar práticas preventivas que identifiquem e neutralizem acessos suspeitos em tempo real”, afirma.