O cenário do varejo de alimentos no Brasil está prestes a ser transformado com a recente movimentação do Grupo Mateus (GMAT3). A terceira maior rede supermercadista do país anunciou na última quarta-feira (29) um acordo estratégico para adquirir a concorrente Novo Atacarejo, que atua em Pernambuco e Paraíba.
Em comunicado oficial ao mercado, o Grupo Mateus informou a assinatura de um memorando de entendimento não vinculante (MOU), destacando que as negociações estão em curso e que a fusão definitiva dependerá da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
Se concluída, a transação resultará na criação de uma nova entidade empresarial, na qual o Grupo Mateus terá 51% de participação, enquanto os atuais acionistas do Novo Atacarejo ficarão com os 49% restantes. Os valores envolvidos na transação ainda não foram divulgados.
Essa fusão aumentará a presença das duas empresas no mercado, totalizando 50 lojas operando nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Dessas, 21 lojas já são de propriedade do Grupo Mateus. A expectativa é que a nova entidade conjunta alcance um faturamento bruto de R$ 6,8 bilhões, consolidando-se como uma potência no setor de varejo de alimentos no Brasil.
Essa aquisição é um passo significativo na estratégia de expansão do Grupo Mateus na região Nordeste, reforçando o compromisso da empresa e do Novo Atacarejo em impulsionar a economia das regiões Norte e Nordeste. Ambas as empresas se comprometem a contribuir para a geração de mais empregos diretos e indiretos.
O Grupo Mateus, que atualmente opera 241 lojas em outros estados do Nordeste, não inclui essas lojas no presente acordo. A empresa já é reconhecida como a terceira maior rede de supermercados do Brasil, consolidando sua posição de destaque no mercado nacional.