Com a participação de secretários de comunicação dos comitês (diretórios) estaduais e municipais do partido de todo o país, temas relacionados às eleições municipais deste ano foram abordados e debatidos durante três dias pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na cidade de São Paulo. O Encontro Nacional de Comunicação foi realizado no período de 3 a 5 de maio pela Secretaria de Comunicação do Comitê Central do PCdoB, na sede nacional do partido, na capital paulista.
O tema ‘As eleições 2024 e a guerra cultural’ foi direcionado aos secretários de comunicação dos comitês estaduais e municipais do partido e a assessores de comunicação da legenda partidária. O encontro foi o primeiro presencial desde 2020 e ocorreu num ano de importância para o partido em função das eleições municipais que acontecem num ambiente político extremamente polarizado e de acirramento da chamada “guerra cultural”.
“Durante os três dias do evento foram abordados e debatidos temas relevantes e fundamentais para as eleições municipais deste ano”, destaca Rômulo Vasconcelos, secretário de Comunicação do Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil de João Pessoa, que esteve presente em São Paulo.
Na abertura do evento, na sexta-feira (3) à noite, Nádia Campeão, secretária de Organização Nacional, expôs a necessidade da comunicação do partido em “mirar” as bases com uma linguagem e formato de abordagem de fácil compreensão, com foco no crescimento do partido, conquistando novos filiados, reestruturando as bases tornando os militantes mais orgânicos e mais enraizados nas lutas populares.
No início das exposições, o primeiro tema foi ‘Os desafios atuais da comunicação: da luta de ideias à regulamentação das big techs’, apresentado por Sérgio Amadeo, professor e pesquisador na Universidade Federal do ABC e membro da ABCiber; Renata Mielli, secretária Nacional de Comunicação do PCdoB e coordenadora-geral do Comitê Gestor da Internet (CGI.BR); e Miro Borges, jornalista e coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.
Na manhã do sábado (4), Davidson Magalhães, coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do Comitê Central do PCdoB, e Renata Mielli, secretária Nacional de Comunicação do PCdoB, falaram sobre ‘O projeto eleitoral do PCdoB e a comunicação na campanha eleitoral’.
Logo depois, o assunto foi ‘A campanha eleitoral nas redes sociais e nas ruas’, apresentado por Nágila Rocha, secretária estadual de Comunicação do PCdoB da Bahia; Guilherme Imbassahy, comunicador especializado em Marketing Político; Thallis Cantizani, publicitário e especialista em marketing eleitoral; Giovanna Lopes, mestre em Ciências Sociais e assessora de Comunicação do Mandato do Vereador Guilherme Bianco (PCdoB de Araraquara-SP); e Victor Ângelo, especialista em Mídia e Mobilização Digital.
À tarde, ocorreu a participação da presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos. Ela destacou a importância da comunicação no crescimento do partido nos estados e nos munícipios por meio de uma linguagem direcionada à formação e restruturação das bases. Em seguida aconteceu uma dinâmica entre os presentes para a troca de experiências sobre iniciativas de comunicação nas campanhas eleitorais locais.
Ainda no sábado, ‘Os instrumentos e o sistema de comunicação do PCdoB’ foi o tema abordado por Guiomar Prates, editora do Portal Vermelho e do site PCdoB.org; Larissa Gould, editora de redes sociais do PCdoB; Marciele Brum, do PCdoB na Câmara; Sérgio Cruz, do Jornal Hora do Povo; Theófilo Rodrigues, do Portal Grabois; e Inácio Carvalho, secretário nacional adjunto de Comunicação do PCdoB.
No domingo foi tratado o trabalho de comunicação do PCdoB nos estados e nas entidades e a articulação com a Secom Nacional. O assunto foi debatido entre os presentes, que expuseram os desafios enfrentados nos estados e municípios para fazer a secretária de comunicação funcionar e cumprir o papel a que se destina.
“O evento foi marcado por palestras, bons debates, muita troca de experiências entre os participantes”, sintetiza Rômulo Vasconcelos. Para a direção nacional do PCdoB, o Encontro Nacional de Comunicação “foi um sucesso, pois contou com uma grande participação”.
Fonte: Espaço PB com Assessoria – Foto: Divulgação