Internacional

Hamas diz que suspenderá negociações de cessar-fogo em Gaza se Israel atacar Rafah

Pessoas caminham entre os destroços de um prédio destruído na cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 1 de maio de 2024. (Foto de Khaled Omar/Xinhua)
GAZA, 1º de maio (Xinhua) – O Movimento Islâmico Palestino (Hamas) afirmou na quarta-feira que as negociações de cessar-fogo com Israel serão suspensas se Israel atacar a cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

Osama Hamdan, um alto funcionário do Hamas, disse em uma entrevista à TV al-Manar, com sede no Líbano, que o Hamas interromperia todas as negociações indiretas com Israel se este lançasse operações militares contra Rafah.

Acusando Israel de buscar “chantagear todas as partes com suas ameaças de atacar Rafah”, o oficial do Hamas enfatizou que “a resistência ainda tem poder para defender nosso povo”.

Hamdan observou que o líder do Hamas, Yahya Sinwar, e as Brigadas Al-Qassam, ala militar do Hamas, mantinham contato com a facção política do Hamas e estavam informados sobre a situação atual no terreno.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que Israel entrará em Rafah e eliminará os batalhões do Hamas lá “com ou sem” um acordo com o Hamas.

Compartilhar: