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Histórias por trás da nova mega ligação marítima da China: do plano à realidade

A ligação Shenzhen-Zhongshan, um impressionante projeto marítimo na China, foi inaugurada, revolucionando o transporte e destacando avanços tecnológicos.


Histórias por trás da nova mega ligação marítima da China: do plano à realidade

(ECNS) — A ligação Shenzhen-Zhongshan, uma impressionante passagem marítima no sul da China que compreende um túnel subaquático, duas pontes e duas ilhas artificiais, foi aberta ao tráfego no domingo.

Após sete anos, os designers e construtores chineses superaram alguns dos desafios técnicos mais complexos do mundo, transformando o projeto de um esboço em realidade e estabelecendo dez recordes mundiais.

Na quarta-feira, a China News Network entrevistou alguns dos responsáveis e descobriu as histórias por trás de um dos projetos marítimos mais desafiadores do mundo.

Sem margem para erros

Esta passagem de 24 quilômetros, que conecta Shenzhen, a leste do estuário do Rio das Pérolas, com Zhongshan, a oeste, reduziu significativamente o tempo de viagem entre as duas cidades de cerca de duas horas para menos de 30 minutos.

Ela está equipada com inúmeros dispositivos para garantir sua operação segura e estável.

Os trabalhadores da construção precisaram erguer uma ponte suspensa com uma torre de 270 metros de altura e um vão principal de 1.666 metros a aproximadamente 15 quilômetros da costa. Também tiveram que atingir uma precisão milimétrica ao encaixar 23 tubos imersos, cada um pesando cerca de 80.000 toneladas métricas, no fundo do mar, a quase 40 metros de profundidade no mar de Lingdingyang. Além disso, em menos de seis meses, criaram uma ilha no mar com uma área equivalente a 19 campos de futebol internacionais.

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Apesar dos enormes desafios durante a construção, todos os projetos foram concluídos dentro do prazo previsto.

Chen Weibin, Gerente Geral do Centro de Tecnologia e Gerente de Projeto do Contrato 9 da Ligação Shenzhen-Zhongshan para a Pré-moldagem do Túnel Imerso da CCCC Fourth Harbor Engineering Co., Ltd., explicou que “o processo de construção da passagem que adotou estruturas de tubos imersos de casca de aço é irreversível e não havia margem para erro”.

Sem qualquer referência anterior, a equipe do projeto adotou a tecnologia de impressão 3D para desenvolver um sistema inteligente de vazamento personalizado, economizando 2.500 horas de tempo de maquinaria.

Tecnologias-chave desenvolvidas de forma independente

Durante a construção, também foram alcançados avanços significativos na domesticação de tecnologias essenciais.

Suo Xuhong, Diretor do Centro de Gestão de Medição da CCCC – Departamento de Gestão do Projeto da Ligação Shenzhen-Zhongshan da First Harbor Engineering Company, mencionou que, ao longo dos últimos sete anos, sua equipe gerou mais de 170 patentes, alcançando oito inovações tecnológicas importantes, incluindo a formação rápida de ilhas e juntas finais empurradas subaquáticas.

Ele explicou que “diante de condições geológicas e hidrológicas complexas, desenvolvemos de forma independente a ‘impressora 3D subaquática’ — um navio nivelador de cascalho. Conseguimos a total localização tanto de hardware quanto de software, com precisão e eficiência de nivelamento atendendo aos requisitos para várias especificações de construção de leitos de túneis imersos. Além disso, integramos o sistema BeiDou na construção de tubos imersos pela primeira vez no mundo e desenvolvemos uma junta final empurrada subaquática pré-fabricada integralmente”.

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Ambiente ecológico marinho supera custos

A construção da Ligação Shenzhen-Zhongshan também deu grande importância à proteção do meio ambiente marinho. Ma Dingqiang, vice-gerente geral da CCCC-Guangzhou DREDGING CO., LTD e gerente de projeto das obras de dragagem para o Projeto da Ligação Shenzhen-Zhongshan (seção 09), explicou que, durante o processo de escavação da trincheira, foi encontrado um grande número de rochas decompostas distribuídas no fundo do mar.

Ma explicou que, de acordo com os métodos tradicionais de dragagem, a abordagem mais eficiente, econômica e convencional seria a detonação. No entanto, o local de construção está localizado no estuário do Rio das Pérolas, que é uma rota de migração e um habitat importante para o golfinho-branco-chinês.

Após avaliação, foi desenvolvida uma técnica precisa de quebra de rochas mecânica para águas profundas e trincheiras profundas. “Este avanço teve um custo financeiro de cerca de 30 milhões de yuans (US$ 4,13 milhões) e um investimento de tempo de mais de um ano. No entanto, o impacto no habitat do golfinho-branco-chinês foi minimizado”, afirmou Ma.

Cerca de 24 horas após a abertura do tráfego, o volume na mega passagem marítima já havia atingido 125.000 veículos, de acordo com o Guangdong Transportation Group.


Fonte: texto adaptado de Ecns.cn.

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