Tecnologia

Huawei Planeja Convergência de IA e Telecomunicações

Huawei anuncia integração de inteligência artificial em redes de telecomunicações, visando aumentar a produtividade e autonomia das redes.

Huawei Technologies Co. anunciou planos para incorporar inteligência artificial em redes de telecomunicações, com o objetivo de elevar a produtividade dessas redes. A empresa revelou essa iniciativa durante o Mobile World Congress Shanghai 2024, uma importante feira de telecomunicações que encerrou na última sexta-feira em Xangai.

“O setor de telecomunicações deu início ao 5G-A, enquanto a IA generativa alcançou avanços significativos. A IA, como tecnologia fundamental para a automação de redes, acelerará a transição do setor para uma maior autonomia de redes e desempenhará um papel crucial no sucesso comercial do 5G-A”, afirmou Yang Chaobin, membro do conselho e presidente de produtos e soluções de tecnologia da informação e comunicação da Huawei.

O 5G-A refere-se à tecnologia avançada do 5G, um aprimoramento crucial para a funcionalidade e cobertura da rede 5G, oferecendo velocidades de downlink de até 10 gigabits para atender a requisitos de serviço cada vez mais diversificados. Este mês marca o quinto ano desde o lançamento comercial do 5G na China.

Segundo a Huawei, seu plano para trazer IA às redes se concentra em construir um ecossistema de agentes inteligentes em colaboração com operadoras de telecomunicações para aumentar a produtividade das redes. A primeira fase pretende cobrir 1.000 engenheiros de campo e 10.000 sites em Hangzhou, na província de Zhejiang; Guangzhou e Shenzhen, na província de Guangdong; Jinan, na província de Shandong; e Bangcoc, na Tailândia, dentro de seis meses.

Leia Também!  China amplia linha de produção de seu primeiro computador quântico supercondutor

“A IA generativa está transformando a produção, o processamento, a transferência e a troca de informações para criar oportunidades de IA móvel e aumentar o tráfego, as conexões e os serviços. Isso também significa requisitos mais altos para a monetização de experiências de serviço diferenciadas e redes automatizadas”, disse Yang.

Ele acrescentou que a solução de rede autônoma aprimorada da Huawei agora é alimentada pelo modelo de base de telecomunicações desenvolvido pela própria empresa. A solução aumentará o valor das redes em três aspectos: habilitação de serviços, manutenção de redes e garantia de experiência.

Até agora, mais de 60 operadoras e parceiros anunciaram a implantação comercial de tecnologias 5G-A, com mais de 30 dispositivos que suportam o 5G-A previstos para serem lançados este ano, marcando um marco significativo na era digital, de acordo com dados da Huawei.

A empresa chinesa também informou que alcançou seis consensos distintos com operadoras pioneiras de 5G-A ao redor do mundo e lançou uma iniciativa conjunta para o desenvolvimento de vídeos móveis de alta qualidade na era da IA, juntamente com operadoras globais, clientes industriais e outras organizações relevantes.

Xiang Ligang, diretor-geral da Information Consumption Alliance, uma associação da indústria de telecomunicações na China, comentou: “2024 marca o primeiro ano das tecnologias comerciais 5G-A e a integração da IA em uma variedade maior de dispositivos. A era da IA móvel está no horizonte, onde os serviços inteligentes serão onipresentes.”

Leia Também!  China anuncia megainvestimento de US$ 41 bilhões em semicondutores, ameaçando liderança global dos EUA e Europa

Liu Jun, vice-presidente executivo do Lenovo Group e presidente da Lenovo China, disse que a China está desenvolvendo rapidamente um ecossistema de IA único, onde a integração da tecnologia de modelos de linguagem grande de IA com dispositivos terminais tornou-se uma nova fronteira de inovação.

Por exemplo, os PCs com IA, que integram IA em seus processadores e podem executar de forma independente grandes modelos de linguagem e aplicativos, significam um ponto de virada importante na indústria de PCs. Essa inovação deve iniciar um novo ciclo de substituição de produtos, de acordo com um relatório da empresa de pesquisa de mercado International Data Corp.


Texto adaptado de China Daily.

Compartilhar: