O gigante tecnológico chinês Huawei Technologies está comprometido com o mercado francês, apesar dos desafios apresentados por uma situação geopolítica global cada vez mais complexa. Huawei Technologies France, lançada em 2003, iniciou a construção de seu projeto de fábrica para equipamentos de rede de telefonia móvel na região da Alsácia, na França, em abril de 2023. Com um investimento de 200 milhões de euros, será a primeira fábrica da Huawei na Europa e sua maior instalação de fabricação fora da China.
A Huawei Technologies France também possui cinco centros de P&D, um centro de inovação e um centro de pesquisa matemática dedicado à pesquisa básica. Dos seus 1.100 funcionários, 80% são contratados localmente. Zhang Minggang, vice-CEO da Huawei Technologies France, disse que para a Huawei, a França e a Europa são mais do que mercados importantes, eles possuem uma sólida base industrial, fortes capacidades de inovação, uma rica cultura e são sede de numerosas organizações internacionais de padrões.
“Por um lado, a Huawei espera criar valor para a França por meio de suas atividades e investimentos aqui. Por outro lado, a Huawei também espera enraizar-se mais profundamente na França e na Europa por meio de suas atividades na França”, disse Zhang. A Huawei Technologies France contribui com mais de 1 bilhão de euros para a economia francesa a cada ano e criou 9.760 empregos, tanto direta quanto indiretamente. Se as receitas comerciais relacionadas dos fornecedores e parceiros da Huawei também forem incluídas, o volume de negócios anual seria de 2,5 bilhões de euros e o total de impostos para o cofre do governo seria de 265 milhões de euros, incluindo 65 milhões de euros em impostos pagos diretamente pela Huawei.
Zhang orgulha-se de que a Huawei Technologies France tenha sido reconhecida pelos cidadãos locais, parlamentares e autoridades do governo local por sua boa cidadania corporativa. Lançado em 2021, o programa Huawei DigiTruck oferece uma sala de aula móvel equipada com 20 computadores, instalada em um caminhão movido a energia solar. Ele oferece oficinas destinadas a ajudar os moradores a combater o analfabetismo digital.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística e Estudos Econômicos da França em junho de 2023, cerca de 15,4% da população francesa está lutando com a tecnologia digital ou é incapaz de usar ferramentas de TI. Agora, na sexta etapa de sua jornada, o DigiTruck está viajando desde março em uma rota de quatro meses. O programa DigiTruck já recebeu cerca de 6.000 pessoas em mais de 40 cidades francesas. Dois terços dos participantes têm mais de 55 anos.
Zhang disse que prefeitos locais e autoridades na França têm mostrado grande apoio e entusiasmo pelo DigiTruck, ajudando a promover o programa e organizando treinamentos para os moradores locais que precisam. “A tecnologia digital é um poderoso vetor para a integração social e profissional. Presente na França há mais de 20 anos, a Huawei deseja assumir suas responsabilidades como um grande player digital e promover o domínio das ferramentas de TI para o maior número possível de pessoas”, disse Zhang.
Zhang admitiu que o alarmismo da Comissão Europeia, rotulando a Huawei como um fornecedor não confiável, prejudicou a empresa. Ele disse que fatos falam mais alto, e várias avaliações mostraram que não há problema de segurança cibernética ou técnico com a Huawei 5G. Ele acrescentou que ficou encorajado com a boa notícia recebida em abril, quando a Huawei Cloud anunciou sua conformidade com o Código de Conduta em Nuvem da UE para seus serviços de nuvem dedicados ao mercado europeu, considerado uma demonstração do compromisso da Huawei Cloud com a privacidade, segurança de dados e transparência.