Assim como Apple e Qualcomm, a Huawei também tem investido no desenvolvimento de chips Arm para PCs que devem rodar o novo HarmonyOS Next. A versão estável do sistema deve ser liberada no segundo semestre.
Segundo fontes chinesas, em busca de alcançar o desempenho do M3, a Huawei deve apostar na nova arquitetura Taishan V130. Com isso, a tendência é de que o chip Kirin consiga entregar um desempenho multi-core próximo da opção da Apple.
Além disso, esse novo Kirin usará a GPU Mali-920, suportando até 32 GB de RAM unificada e 2 TB de armazenamento para PCs de mesa e notebooks.
Outro detalhe revelado pelo vazador Fixed Focus é que a Huawei pode lançar mais de uma variante do novo Kirin para PCs, podendo ter as nomenclaturas Pro e Max. Ou seja, a mesma estratégia da Apple.
A Huawei quer não apenas alcançar o desempenho do MacBook, mas também entregar uma autonomia semelhante de até 18 horas para notebooks. Caso consiga, a empresa será uma referência na China e no mercado asiático.
Por ora, a Huawei tem mantido o silêncio sobre os constantes vazamentos, mas a previsão é de que esse chip Kirin para PCs seja anunciado em setembro ou outubro deste ano.
A tendência é de que a chinesa apresente também uma série de notebooks ultrafinos e PCs all in one para uso corporativo, uma vez que o governo chinês e outras empresas tem feito uma ampla substituição dos seus PCs por soluções domésticas.