CiênciasGeralTecnologia

ICANN Lança Programa de Subsídios com US$ 10 Milhões para Projetos de Internet

A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), organização sem fins lucrativos que coordena o Sistema de Nomes de Domínio (DNS), anunciou hoje a criação do Programa de Subsídios ICANN. Este programa disponibilizará milhões de dólares em financiamento para desenvolver projetos que apoiem o crescimento de uma Internet única, aberta e globalmente interoperável. A ICANN abrirá um ciclo de aplicação para os primeiros US$ 10 milhões em subsídios em março de 2024.

Com o aumento da conectividade à Internet em todo o mundo, especialmente em países em desenvolvimento, o Programa de Subsídios visa apoiar a próxima fase do crescimento global da Internet. De acordo com a União Internacional de Telecomunicações (ITU), estima-se que 5,3 bilhões da população mundial use a Internet em 2022, um aumento de 6,1% sobre 2021. O programa se concentrará em promover uma abordagem inclusiva e transparente no desenvolvimento de soluções de infraestrutura de Internet estáveis e seguras que suportem os sistemas de identificadores únicos da Internet.

Sally Costerton, Presidente e CEO interina da ICANN

Sally Costerton, Presidente e CEO interina da ICANN, ressaltou a importância da evolução contínua dos sistemas de identificadores únicos da Internet frente à rápida evolução das tecnologias emergentes, modelos de negócios e de segurança. “O Programa de Subsídios da ICANN oferece uma nova via para avançar esses esforços, investindo em projetos comprometidos com a visão da ICANN de uma Internet única, aberta e globalmente interoperável que fomente a inclusão entre uma ampla comunidade global de usuários”, disse Costerton.

Percival Henriques, paraibano e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)

Para Percival Henriques, paraibano e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que está acompanhando a reunião da ICANN em San Juan, Porto Rico, acredita que iniciativas como essa são cruciais, especialmente quando os recursos alcançam regiões do sul global, como a África, América Latina e Caribe. Henriques destaca a importância de fortalecer a infraestrutura digital nessas áreas, proporcionando oportunidades de conectividade e desenvolvimento.

A ICANN começará a aceitar inscrições para o programa de subsídios em 25 de março de 2024, e a janela de aplicação permanecerá aberta até 24 de maio de 2024. Critérios completos de elegibilidade estão disponíveis em: https://icann.org/grant-program

Após o encerramento da janela de inscrição, todas as aplicações passarão por verificações de admissibilidade e elegibilidade. Um Painel Independente de Avaliação de Aplicações revisará as inscrições admissíveis e elegíveis, e o anúncio dos contemplados com os subsídios do primeiro ciclo está previsto para janeiro de 2025.

Os potenciais candidatos terão várias oportunidades de aprender mais sobre o processo de propostas e esclarecer dúvidas com a equipe do Programa de Subsídios da ICANN por meio de sessões de webinário de perguntas e respostas nos próximos meses. Para mais informações sobre o programa, incluindo requisitos de elegibilidade e submissão, o Guia do Candidato ao Programa de Subsídios da ICANN está disponível em https://icann.org/grant-program.

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é ajudar a garantir uma Internet global estável, segura e unificada. Para alcançar outra pessoa na Internet, você precisa digitar um endereço – um nome ou um número – em seu computador ou outro dispositivo. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde se encontrar. A ICANN ajuda a coordenar e apoiar esses identificadores únicos em todo o mundo. Fundada em 1998 como uma corporação sem fins lucrativos de benefício público, a ICANN conta com uma comunidade de participantes de todo o mundo.

Compartilhar: