Internacional

Indústria de data centers no Brasil negocia R$ 7,7 bilhões em PPAs de energia renovável


Setor registra 330 MW médios contratados em três anos, destacando-se como importante consumidor de energia limpa.

Nos últimos três anos, data centers no Brasil fecharam 11 contratos de longo prazo para abastecimento com energia renovável, somando 330 MW médios. O total das transações atingiu R$ 7,7 bilhões, segundo a consultoria Clean Energy Latin America (Cela). O levantamento inclui contratos no modelo de autoprodução e PPAs (Power Purchase Agreements) no Ambiente de Contratação Livre (ACL).


Camila Ramos, CEO da Cela | Divulgação

Crescimento do setor de data centers

Camila Ramos, CEO da Cela, destaca o avanço acelerado do setor:
“O volume é expressivo para um período tão curto, consolidando os data centers como novos demandantes de peso no mercado energético brasileiro.”

Além disso, a consultoria tem auxiliado data centers, incluindo empresas internacionais, na implementação de soluções de energia renovável, com perspectivas de expansão em 2025.

Evolução dos PPAs no Brasil

Em 2023, o mercado livre registrou 23 contratos de longo prazo envolvendo grandes consumidores, totalizando 969 MW médios — um aumento de 63% em relação ao ano anterior. Desde 2017, foram mapeados 140 PPAs de energia eólica e solar, representando 14,3 GW de capacidade instalada.

O futuro da energia renovável para data centers

Com a expansão de data centers e a busca por sustentabilidade, a tendência é de crescimento na contratação de energia limpa, reforçando o papel do setor no avanço do mercado de energia renovável no Brasil.

Leia Também!  Governo propaga transição e aumenta impostos

Com informações do portal Megawhat

Compartilhar: