A Ferrari está na vanguarda da inovação automotiva com o desenvolvimento de um novo conceito de motor de combustão. Recentemente, a empresa apresentou patentes para um automóvel desportivo equipado com um motor de seis cilindros em linha movido a hidrogénio e montado de forma inversa.
Apesar das dúvidas em relação à viabilidade do hidrogénio como combustível em larga escala, a Ferrari está a desafiar as expectativas ao explorar esta tecnologia emergente. As patentes, creditadas ao inventor Fabrizio Faveretto, destacam a abordagem inovadora da Ferrari no desenvolvimento de veículos e motorizações.
O automóvel desportivo proposto possui uma configuração semelhante ao Corvette E-Ray, com um motor de combustão na traseira e um sistema elétrico na frente. No entanto, o motor de seis cilindros em linha movido a hidrogénio é o destaque principal. Esta configuração permite a instalação dos depósitos de hidrogénio em ambos os lados do motor, enquanto a posição inversa do motor cria espaço adicional para um difusor mais agressivo na traseira do veículo.
Embora a ideia de um motor virado ao contrário não seja nova, a Ferrari está a explorar esta arquitetura de forma inovadora para maximizar o desempenho e a eficiência do automóvel desportivo. Este sistema híbrido, que combina um motor de combustão a hidrogénio e tração integral, representa um passo audacioso em direção ao futuro da mobilidade automotiva.