Tecnologia

Institutos Federais Compõem Delegação Brasileira em Competição Internacional de Tecnologia na China

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) se prepara para disputar a fase final da Huawei ICT Competition 2023-2024, uma das maiores competições globais na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC). A equipe brasileira, composta por representantes de 14 instituições, embarcará para a China no domingo, 19 de maio.

Entre as instituições selecionadas, quatro são brasileiras, com destaque para o IFPB, tricampeão da trilha Cloud na América Latina. Os participantes serão avaliados em conhecimentos sobre tecnologias de nuvem e inteligência artificial. A final ocorrerá de 23 a 26 de maio, em Shenzhen, após a classificação do IFPB na etapa latino-americana realizada remotamente em abril. O torneio conta com a participação de cerca de 120 mil estudantes de mais de 2 mil instituições globais, com o IFPB se destacando nas trilhas Cloud, Network e Innovation.

Além das equipes competidoras, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica terá destaque através do professor Givanildo Santos, do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Santos foi premiado como Instrutor Mais Valioso da América Latina, reconhecido pela excelência no ensino de soluções tecnológicas. O IFBA também participará do Fórum Mundial de Professores, apresentando projetos locais que capacitam jovens de baixa renda, especialmente negros e mulheres, para o mercado de TIC.

Outro destaque é o professor Augusto Pereira, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que apresentará a Política de Educação Inclusiva Tecnológica em um painel conjunto com a UNESCO. Ele relatará a história de Patrick Vieira, um ex-aluno deficiente visual do curso de Tecnologia e Análise em Desenvolvimento de Sistemas, que, através de cursos e programas do IFPR, transformou sua trajetória profissional.

Leia Também!  China bate recorde com ímã que gera campo magnético 800 mil vezes mais forte que o da Terra

Desde 2015, a Huawei ICT Competition visa estimular o pensamento criativo em novas tecnologias e plataformas, fomentando a formação de talentos em TIC. Em 2024, o tema do evento é “Guiando um futuro mais digital, inclusivo e diverso”, com ênfase no fortalecimento da presença feminina no setor tecnológico.

Compartilhar: