Israel proíbe entrada da ONU ao ponto de passagem de Rafah
O porta-voz do Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU), Jens Laerke, afirmou, esta terça-feira, que Israel negou o acesso da ONU ao ponto de passagem de Rafah, na Faixa de Gaza.
O responsável, citado pela AFP afirmou que: “Atualmente, não temos qualquer presença física no ponto de passagem de Rafah”.
Jens Laerke referiu, que o acesso da ONU a Rafah, foi negado pelo Cogat, o organismo israelita que é responsável pela coordenação política de Israel, nos territórios ocupados. “Foi-nos dito que, por enquanto, não haveria passagem de pessoal ou de mercadorias em nenhuma das direções. (…) Durante quanto tempo? Não sei. Mas é essa a situação atual”, acrescentou.
O responsável da ONU admitiu que esta “situação tem um impacto considerável” na população, sendo que a ajuda humanitária não consegue chegar à população. A passagem de Kerem Shalom tem sido alvo de disparos de foguetes e a passagem de Erez, recentemente reaberta, é também controlada pelas forças israelitas, adiantou James Elder, porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Israel começou a sua ofensiva em Rafa, na fronteira com o Egito, que é o principal ponto de passagem humanitária para Gaza, e onde estão refugiados mais de um milhão de deslocados palestinianos.