Internacional

Israelenses Pedem Pressão Internacional por Cessar-fogo Imediato

Mais de 2.000 israelenses assinaram uma carta pedindo à comunidade internacional que aplique sanções para forçar um cessar-fogo imediato no conflito entre Israel e Palestina.

Nós, cidadãos israelenses que vivem em Israel e no exterior, apelamos à comunidade internacional – a ONU e suas instituições, os Estados Unidos, a União Europeia, a Liga dos Estados Árabes, e todos os países ao redor do mundo – para intervir urgentemente e aplicar todas as sanções possíveis com o objetivo de alcançar um cessar-fogo imediato entre Israel e seus vizinhos. Isso é necessário pelo futuro dos povos de Israel e Palestina, e de todos os povos da região, para garantir seus direitos à segurança e à vida.

Muitos de nós somos ativistas veteranos contra a ocupação, em defesa da paz e da coexistência nesta terra. Somos motivados por nosso amor pelo território e seus habitantes, preocupados com o futuro deles. Ficamos horrorizados com os crimes de guerra cometidos pelo Hamas e outras organizações em 7 de outubro e, igualmente, com os inúmeros crimes de guerra que Israel tem praticado. Infelizmente, a maioria dos israelenses apoia a continuação da guerra e dos massacres, tornando uma mudança interna inviável no momento. O Estado de Israel segue um caminho suicida, semeando destruição e devastação que só aumentam com o passar dos dias.

O governo de Israel abandonou seus cidadãos que estão como reféns (e chegou a matar alguns), negligenciou os residentes do sul e do norte do país, além de ter abandonado o destino e o futuro de toda a sua população. Os cidadãos palestinos de Israel são perseguidos e silenciados tanto pelas autoridades quanto pelo público em geral. Acreditamos que essa repressão e intimidação, juntamente com a perseguição política, impedem muitos que compartilham de nossa visão de se juntarem a este apelo.

Leia Também!  Ataque do Hezbollah deixa mortos e dezenas de feridos em Israel

Cada dia que passa afasta ainda mais qualquer possibilidade de um acordo regional e de reconciliação, um futuro onde os israelenses judeus possam viver com segurança nesta terra. Embora esses objetivos exijam longos processos, os massacres e a destruição contínuos precisam cessar imediatamente!

A falta de pressão internacional real, o fornecimento contínuo de armas a Israel, as parcerias econômicas e de segurança, e as colaborações científicas e culturais fazem com que a maioria dos israelenses acredite que as políticas de Israel têm apoio internacional. Os líderes de muitos países repetem declarações sobre o horror que sentem e condenam verbalmente as operações israelenses, mas essas condenações não são acompanhadas de ações práticas. Estamos saturados de palavras vazias e declarações ineficazes.

Por favor, pelo nosso futuro e pelo futuro de todos os moradores de Israel e da região, salvem-nos de nós mesmos e exerçam pressão real sobre Israel para um cessar-fogo imediato.

Mais de 2.000 cidadãos israelenses assinaram esta carta. A lista completa de signatários pode ser vista aqui. Uma versão anterior desta carta foi publicada no jornal Libération.

Texto traduzido e adaptado de The Guardian e revisado pela nossa redação.

Compartilhar: