PBSaúde

João Pessoa terá Dia ‘D’ de vacinação e combate à dengue, neste sábado (24)

(Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados)

Participarão dessa ação as unidades de saúde da família do Verde e Vida, Colinas do Sul, Mangabeira Integrada, Ilha do Bispo e Penha

A Prefeitura de João Pessoa vai realizar, no próximo sábado (24), o ‘Dia D combate à dengue’, em diversos bairros da capital.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, agentes de endemias farão busca ativa para monitorar espaços públicos e privados, para identificar e eliminar possíveis criadouros. Participarão dessa ação as unidades de saúde da família do Verde e Vida, Colinas do Sul, Mangabeira Integrada, Ilha do Bispo e Penha.

A vacina que protege contra a dengue é destinada a crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos. O imunizante tetravalente é produzido a partir do vírus vivo atenuado, desenvolvido de forma segura e eficaz para promover a proteção contra os quatro sorotipos virais da dengue (Denv-1, Denv-2, Denv-3 e Denv-4).

O esquema vacinal recomendado corresponde a administração de duas doses, com intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.

Outras vacinas

Além das vacinas das campanhas ativas, que protegem contra a Dengue e Covid-19, a rede municipal de saúde oferta os seguintes imunizantes: Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral, Febre Amarela e Varicela para as crianças. Já para os adolescentes, dT, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica conjugada ACWY; e para os adultos, dT, Hepatite B e Tríplice viral e a Pneumocócica 23 para idosos acamados, restritos ao leito.

Serão atualizadas as cadernetas de crianças, adolescentes, adultos e idosos, até as 21h.Serão cinco unidades de saúde de cada Distrito Sanitário, totalizando 20 USF, o Centro de Imunização e os três pontos extras que estarão mobilizados para garantir a assistência preventiva na Capital.

Veja os locais de vacinação

– Unidades de Saúde da Família (USF)
Horário: 8h às 12h.
 
Distrito Sanitário I:
– USF Integrada Cruz das Armas I
– USF Integrada Nova Conquista
– USF Integrada Vieira Diniz
– USF Integrada Saúde e Vida
– USF Integrada Verde Vida
 
Distrito Sanitário II:
– USF Integrada Unindo Vidas
– USF Integrada Colinas do Sul
– USF Rangel VII
– USF Geisel III – Saúde em ação
– USF Integrada Integrando Vidas
 
Distrito Sanitário III:
– USF Integrada José Américo
– USF Integrada Mangabeira
– USF Integrada Cidade Verde
– USF Integrada Rosa de Fátima
– USF Integrada Ipiranga
 
Distrito Sanitário IV:
– USF Alto do céu Integrada
– USF Viver Bem Integrada
– USF Matinha 1
– USF Roger Integrada
– USF Ilha do Bispo Integrada
 
Distrito Sanitário V:
– USF Penha
– USF Bancários Integrada
– USF Bessa Integrada
– USF Torre Integrada
– USF São José Integrada
 
– Centro Municipal de Imunização (CMI)
Horário: 8h às 12h.
 
– Home Center Ferreira Costa (BR-230)
Horário: 12h às 21h
 
– Shopping Sul (Rua Bancário Sérgio Guerra, 900 – Bancários)
Horário: 12h às 21h
 
– Shopping Tambiá (Rua Deputado Odon Bezerra, 184)
Horário: 12h às 20h

Compartilhar: