O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, esteve em Manaus neste domingo (17) e visitou o Museu da Amazônia (MUSA), onde reafirmou o compromisso com a preservação ambiental. Em seu discurso, Biden anunciou a destinação de mais US$ 50 milhões ao Fundo Amazônia, além de US$ 10 milhões provenientes de uma coalizão de financiamento ecológico, formada por empresas que atuam no reflorestamento.
Biden destacou a urgência da transição para uma economia sustentável. “A luta para salvar nosso planeta é pela humanidade. Alguns querem atrasar a energia verde, mas sabemos que a revolução verde está a caminho e ninguém pode revertê-la”, afirmou.
Legado e compromissos para o futuro
O presidente, que deixará o cargo em janeiro, declarou que está empenhado em entregar ao seu sucessor um legado ambiental consolidado. “Não é segredo que eu sairei do governo. Deixarei ao novo presidente as lições do que podemos fazer”, enfatizou Biden.
Após o discurso, o líder norte-americano seguiu para o aeroporto de Manaus, de onde partiu rumo ao Rio de Janeiro para participar das reuniões do G20. O evento no Brasil destaca as questões ambientais e climáticas como prioridades globais.