Um homem foi preso em Damião, na Paraíba, após forçar um macaco sagui a consumir drogas e álcool, filmando e divulgando nas redes sociais. O animal foi resgatado pela Polícia Ambiental.
Um jovem de 18 anos foi preso na cidade de Damião, na Paraíba, após publicar nas redes sociais um vídeo onde forçava um macaco sagui a consumir drogas e bebidas alcoólicas. A prisão ocorreu na quinta-feira (17), na região do Curimataú paraibano. No vídeo, o jovem, que é natural de São Paulo, filmava o sagui ingerindo bebidas alcoólicas e fumando maconha, enquanto fazia ameaças e ironizava a situação. A Polícia Civil e a Polícia Ambiental atuaram no caso, resgatando o animal e levando o suspeito à delegacia.
Nas gravações, o jovem, em tom debochado, ameaçava o animal e a Polícia. “Você [sagui] não vive muito não. Vai morrer esse ano. Se a polícia vier buscar, jogo ele no mato. Nem meu, nem do IBAMA”, afirmava o rapaz. Além de ameaçar, ele alegava que tinha total controle sobre a vida do animal e que poderia até matá-lo se quisesse.
O delegado Décio de Souza, que tomou conhecimento do vídeo na quarta-feira (16), identificou o suspeito e o localizou em uma residência na cidade de Damião. O animal estava preso em um quarto junto com o rapaz, que também estava consumindo bebidas alcoólicas. “Ele postou um vídeo oferecendo maconha ao sagui, fazendo o animal fumar e ouvir reggae. Declarava que não tinha medo de nada, que tinha todos os poderes sobre o macaco”, relatou o delegado.
O jovem foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia de Picuí, a 60 km de Damião, onde foi autuado por crime ambiental, uma infração inafiançável. Ele aguarda audiência de custódia para os próximos desdobramentos do caso.
O macaco sagui foi resgatado pela Polícia Ambiental em parceria com o Corpo de Bombeiros e encaminhado para um centro de recuperação e tratamento, onde receberá os cuidados necessários.
Texto adaptado do G1 pela nossa redação.