Em discurso às vésperas da Independência, Lula destaca avanços sociais e critica ameaças à democracia, com indireta ao bilionário Elon Musk após o bloqueio do X no Brasil.
Na noite desta sexta-feira (6/9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento em rede nacional em comemoração aos 202 anos da Independência do Brasil. Durante o discurso, Lula destacou os avanços sociais e econômicos alcançados sob seu governo, como a redução do desemprego e o combate à fome, e reforçou a importância da democracia e da liberdade.
Em um trecho com crítica indireta a Elon Musk, proprietário da rede social X (antigo Twitter), Lula declarou: “Nossa soberania não está à venda”, referindo-se à decisão do Supremo Tribunal Federal de bloquear o funcionamento da plataforma no Brasil em 30 de agosto. Ele acrescentou que o país não tolerará quem “desafie a legislação brasileira”, independentemente de sua fortuna.
Lula também relembrou a união de forças políticas no combate à tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, e ressaltou o valor da democracia para manter a paz e a ordem no país. O presidente mencionou a importância de preservar o meio ambiente, como o Pantanal e a Amazônia, e o apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
No encerramento, o presidente comemorou conquistas do governo, como a criação de 3 milhões de empregos com carteira assinada e a retirada de 24,5 milhões de pessoas da fome, destacando que o Brasil alcançou a menor taxa de desemprego em 10 anos.
As celebrações do 7 de Setembro serão realizadas em várias cidades, incluindo Brasília e o Rio de Janeiro, com desfiles cívico-militares marcados para o início da manhã.