BRBrasilPolítica

Lula Diz que Só Perde para Dom Pedro 2º e Getúlio Vargas em Experiência de ‘Viver Problemas’

Em discurso em Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul, o presidente Lula afirmou que apenas Dom Pedro 2º e Getúlio Vargas têm mais experiência que ele em lidar com problemas no Brasil. Lula também anunciou medidas econômicas de apoio à região afetada por enchentes.


O presidente Lula (PT) declarou nesta quinta-feira (6) que, além de Dom Pedro 2º e Getúlio Vargas, ninguém mais no Brasil tem tanta experiência quanto ele em enfrentar problemas. Em discurso proferido em Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul, Lula comentou: “Possivelmente, muita gente me olha e fala: ‘o Lula nem diploma universitário tem’. Só tem três pessoas que têm mais experiência que eu neste país. Três pessoas. Dom Pedro [2º], que governou durante quase 70 anos até a Proclamação da República. O Getúlio Vargas, que fez a Revolução de 30, ficou até 1945 e depois foi eleito em 1954. Depois dos dois, só eu. Ninguém tem a quantidade de experiência que eu tenho, de viver problemas neste país”.

Apesar de ter mencionado inicialmente “três pessoas”, Lula se referia a duas figuras históricas além dele. Ele também cometeu um erro ao citar o ano da eleição de Getúlio Vargas, que foi eleito em 1950 e assumiu em janeiro de 1951, não em 1954. Getúlio Vargas se suicidou em 24 de agosto de 1954, durante seu segundo mandato. Em relação a Dom Pedro 2º, embora tenha mencionado um governo de quase 70 anos, na prática ele governou por cerca de 50 anos devido ao período regencial até que tivesse idade para ser coroado.

Leia Também!  Lula Pede Fim de Conflitos e Ação Climática na Cúpula dos Brics

O discurso de Lula foi realizado em Arroio do Meio, localizada a 120 km de Porto Alegre, no Vale do Taquari, região severamente afetada por enchentes. Durante a visita, o presidente anunciou novas medidas econômicas para apoiar o estado, incluindo o pagamento de duas parcelas do salário mínimo para trabalhadores, com a contrapartida de que as empresas não demitam os funcionários que receberão o valor.

O evento contou com a presença de vários ministros do governo, incluindo Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, mas não teve a participação do governador Eduardo Leite (PSDB).

Compartilhar: