BRBrasilPolítica

Lula Entrega Casas do Minha Casa Minha Vida com Biblioteca e Espaço de Lazer em Fortaleza

Lula Entrega Casas do Minha Casa Minha Vida com Biblioteca e Espaço de Lazer em Fortaleza

Lula inaugura unidades do Minha Casa Minha Vida em Fortaleza com biblioteca e “zona viva”, destacando melhorias na qualidade de vida e prometendo replicar o modelo pelo país.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta sexta-feira (11) da entrega de 1.296 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida em Fortaleza, Ceará. O Residencial Cidade Jardim I Módulo IV, composto por 81 blocos de quatro andares, contou com a adição de uma biblioteca e uma “zona viva”, áreas de lazer sugeridas por Lula como parte do projeto de valorização da qualidade de vida das famílias beneficiadas.

Durante a cerimônia, Lula ressaltou a importância de garantir infraestrutura e serviços adicionais aos conjuntos habitacionais, além das moradias propriamente ditas. “O que eu vi hoje aqui nesta zona viva e nesta biblioteca é o mínimo de respeito que os governantes têm que ter para com as pessoas mais necessitadas”, declarou o presidente. Segundo ele, a criação desses espaços de lazer e cultura, que inclui brinquedos e uma área de computação, teve um custo de R$ 500 mil, demonstrando que é viável proporcionar mais do que apenas moradia às famílias. “Saio daqui com a ideia de que é possível a gente fazer cada vez mais coisas de qualidade para o povo”, completou.

Lula também destacou o impacto emocional para as famílias ao receberem as chaves de suas casas, enfatizando o valor de ter um teto seguro e próprio. “Eu tenho noção da alegria e da emoção quando vocês recebem as chaves de uma casa e passam a ter consciência de que finalmente vão ter um teto seguro, que é de vocês”, afirmou o presidente. Ele ainda celebrou a inclusão da biblioteca no conjunto, destacando que o espaço incentiva a leitura e amplia o conhecimento das crianças.

Leia Também!  ‘Quem mexe com a Venezuela se dá mal’, diz ditadura em post de silhueta de Lula e bandeira do Brasil

Além da biblioteca, o presidente destacou a criação da “zona viva”, um espaço dedicado às crianças. “Brincar não é coisa só para criança rica. O Estado tem que garantir a cada criança deste país o direito de ser feliz, de brincar, de estudar. É o mínimo que a gente pode fazer”, enfatizou. Ele também sugeriu a inclusão de mais opções de lazer, como uma piscina, para proporcionar ainda mais qualidade de vida às famílias de baixa renda.

Lula aproveitou o evento para reafirmar o compromisso do governo em construir 2 milhões de unidades habitacionais até 2026, prometendo que essa meta será superada. “Nós assumimos o compromisso de construir 2 milhões de casas, e só faltam dois anos e três meses para terminar o meu mandato. […] E agora é casa com zona viva, é casa com biblioteca e eu estou dizendo para ele [Jader Filho, ministro das Cidades]: está chegando o dia que a gente vai fazer uma piscininha”, afirmou Lula, reforçando o desejo de expandir ainda mais as condições oferecidas pelos conjuntos habitacionais.

Ao final de seu discurso, o presidente voltou a criticar as gestões anteriores e ressaltou a necessidade de reconstruir o país após anos de desmonte. “Historicamente quem governou esse país ao longo de 500 anos acha que a gente gosta de ser pobre. […] E é preciso a gente dizer para eles que ninguém gosta de ser pobre, de ganhar pouco, de morar mal”, declarou. Lula defendeu que o Brasil pode oferecer melhores condições de vida para todos e que sua gestão está focada em reverter os retrocessos dos últimos anos.

Leia Também!  Lula Pede Fim de Conflitos e Ação Climática na Cúpula dos Brics

Redação com informações da Agência Brasil.

Compartilhar: