Durante a inauguração do Projeto Cerrado, em Três Lagoas (MS), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu com ironia à pesquisa que aponta 90% de rejeição ao seu governo por parte de gestores, economistas e operadores do mercado financeiro. Segundo Lula, o número representa uma melhora, já que, nas eleições de 2022, ele enfrentava 100% de rejeição entre esses profissionais.
“Eu já ganhei 10% do mercado, porque nas eleições eles eram 100% contra. Então, já cresci”, afirmou o presidente. A pesquisa, realizada pela Genial/Quaest, mostra que a reprovação subiu de 64% em março para 90%, reflexo de uma reação negativa ao pacote de ajuste fiscal recente.
Lula aproveitou o discurso para destacar seu compromisso com a economia e o investimento social. Segundo ele, o Brasil tem potencial para crescer 3,5% em 2024, podendo alcançar até 4%. O presidente reforçou que as políticas públicas devem priorizar a educação. “Se tiver que investir em escola, eu vou investir. É mais barato do que investir em presídio.”
O Projeto Cerrado, da Suzano, onde Lula discursou, é a maior linha única de produção de celulose do mundo, consolidando o Brasil como líder no setor.
Texto adaptado de Estadão Conteúdo e revisado pela nossa redação.