Após sofrer um acidente doméstico e ferir a cabeça, o presidente Lula cancela viagem à Rússia para a Cúpula dos Brics e participará por videoconferência.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um acidente doméstico no Palácio do Alvorada, que resultou em um ferimento na cabeça. Lula foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, no sábado (19), após sofrer uma queda. De acordo com o boletim médico divulgado pela presidência, o chefe do Executivo sofreu um “ferimento corto-contuso em região occipital”, mas não foram fornecidos mais detalhes sobre o caso.
Lula já retornou ao Palácio do Alvorada e deverá retomar suas atividades normalmente no Palácio do Planalto a partir de segunda-feira (21). No entanto, foi orientado pela equipe médica a evitar viagens aéreas de longa distância, o que resultou no cancelamento de sua participação presencial na Cúpula dos Brics, que será realizada em Kazan, na Rússia. O presidente irá participar do evento por videoconferência.
A previsão inicial era de que Lula embarcaria para a Rússia neste domingo (20). Parte da equipe de apoio da Presidência da República, responsável por segurança, logística e relações internacionais, já se encontra no país como parte dos preparativos habituais para garantir o sucesso da viagem presidencial.
O acidente ocorreu um dia após o presidente participar de uma live ao lado do candidato Guilherme Boulos, do Psol, em São Paulo. Lula voltou para Brasília no mesmo dia, onde sofreu o acidente doméstico.
Artigo adaptado de CNN Brasil com auxílio de inteligência artificial, revisado pela nossa equipe de redação.