Presidente já cobrou universidades e conselho sobre criação de ferramenta nacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta terça-feira (11), a criação de uma ferramenta de inteligência artificial (IA) brasileira.
“Vamos criar vergonha e vamos ter um produto de inteligência artificial brasileiro”, disse o presidente. A declaração foi feita durante a cerimônia de premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Pública (OBMEP), no Rio de Janeiro.
Se inteligência artificial é tão importante, por que a gente fica esperando para copiar o que os Estados Unidos fazem? Por que a gente fica esperando para copiar o que o Japão fizer? Por que a gente fica esperando para fazer o que a Coreia fizer? Luiz Inácio Lula da Silva
Esta não foi a primeira vez que o presidente cobrou criação de ferramenta de IA legitimamente brasileiras.
Na segunda-feira (10), em cerimônia com reitores, Lula fez um “desafio às universidades” em relação à temática.
“Cada universidade pode tentar apresentar um projeto para o governo de inteligência artificial”, afirmou, dizendo que, hoje, o Brasil “só fica ouvindo os outros falarem”.
Já em março, em reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), Lula pediu aos presentes para aproveitarem a “inteligência humana” que tinham para criar uma IA brasileira.
“Se vocês tiverem inteligência de fazer a proposta, eu terei a coragem da gente criar uma política brasileira de inteligência artificial”, declarou.