De acordo com informações da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a cidade de João Pessoa recebeu um total de 170mm de chuva desde a madrugada da última segunda-feira (27), marcando a maior precipitação do ano até o momento. A última vez que foi registrada uma chuva próxima a essa intensidade foi em julho de 2023, quando a capital paraibana enfrentou uma chuva de 178mm, sendo este o maior índice em 60 anos.
Ao longo do dia de hoje, terça-feira (28), foram reportados pelo menos 10 pontos de alagamento pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP). Além disso, foram detectados problemas em pelo menos cinco semáforos e quatro árvores caíram devido à intensidade da chuva.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo de acumulado para João Pessoa e outros 15 municípios da região, válido entre hoje e amanhã (29). A previsão indica chuvas com intensidade entre 30/60 milímetros por hora, ou entre 50/100 milímetros ao longo do dia. Há também o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.