China inaugura maior simulador de alta altitude da Ásia para motores espaciais, reforçando seu programa de exploração lunar com metas para 2030.
Texto Reescrito:
O maior simulador de alta altitude da Ásia para motores espaciais entrou em operação na cidade de Tongchuan, localizada na província de Shaanxi, noroeste da China, na última terça-feira. O equipamento, situado no Centro de Testes de Tongchuan, representa um avanço significativo nas tecnologias essenciais para testes de motores de desaceleração, com foco no sucesso do programa de exploração lunar tripulada da China.
Desenvolvido pelo Instituto 165 da Sexta Academia da China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC), gigante estatal da indústria espacial, o simulador foi construído em um período de oito meses. A plataforma de testes utiliza uma tecnologia avançada de ejetores a vapor ativo e é equipada com o maior conjunto de bombas do país, capaz de simular condições de vácuo extremo de até 100 pascals durante a operação completa dos motores.
Li Guanghui, chefe do projeto de pesquisa, destacou que o simulador pode replicar com precisão o ambiente de trabalho no espaço, permitindo testar o desempenho dos motores em condições reais. “Devido à complexidade tecnológica envolvida, poucos países possuem essa capacidade”, afirmou Li.
A China anunciou em maio passado, por meio da Agência Espacial Tripulada do país, planos de realizar um pouso tripulado na Lua até 2030, com o objetivo de avançar na exploração científica e em experimentos tecnológicos relacionados.
Texto adaptado de ECNS.cn