Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Huawei unem esforços para qualificar mil jovens na área de games, com investimento de R$ 16 milhões.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, oficializou nesta quinta-feira (07), em Brasília, o lançamento do projeto Residência Games, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Huawei para capacitar cerca de mil jovens brasileiros para o mercado de games. O projeto foi apresentado durante o 1º Fórum de Educação da Huawei, evento realizado no Brasília Palace Hotel, com a presença do CEO da Huawei Brasil, Gao Kexin, e inclui um investimento de R$ 16 milhões.
O Residência Games busca reduzir desigualdades regionais e será implementado nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco. Os participantes do projeto receberão bolsas de R$ 600 durante a primeira fase e R$ 2,2 mil na fase de imersão, oferecendo um apoio financeiro aos estudantes durante o treinamento.
Para promover inclusão e diversidade, metade das vagas será reservada para afrodescendentes e beneficiários de programas sociais. Os recursos do projeto virão de deduções fiscais da Huawei através da Lei de Informática, com o MCTI atuando na execução da iniciativa. “Nosso objetivo é estabelecer um ecossistema educacional inclusivo, onde todos tenham acesso a infraestrutura de alta qualidade, independentemente da localização”, afirmou Gao Kexin.
Fórum de Educação
O evento também reuniu representantes do setor público e privado, além de organizações internacionais, em discussões sobre o futuro da educação digital no Brasil. No encontro, foi assinada ainda a Aliança pela Educação Profissional Brasileira, uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Huawei, para fomentar uma educação acessível e inovadora no país.
(Ascom/MCTI)