Cirurgiões chineses removeram com sucesso um cisto renal de um paciente do Benim por meio de controle remoto de um robô cirúrgico a bordo do navio hospital Peace Ark.
Na segunda-feira, médicos chineses realizaram com sucesso a remoção de um cisto renal de um paciente do Benim utilizando um robô cirúrgico controlado remotamente a partir do navio hospital Peace Ark. Esta foi a primeira vez que um robô cirúrgico de um navio chinês realizou uma operação remota durante uma missão internacional do Peace Ark.
O procedimento cirúrgico começou com a equipe médica local realizando os passos preparatórios, como anestesia, desinfecção e a instalação dos instrumentos robóticos. O cirurgião principal, Chen Ming, deu início à operação a partir do console de controle, preparando o terreno para a parte central da cirurgia, que foi conduzida por outro cirurgião.
Após conectar o sistema robótico do Peace Ark a um hospital na China, o cirurgião Ren Shancheng, do Segundo Hospital Afiliado da Universidade Médica Naval, monitorou a situação do paciente em tempo real através de uma tela 3D de alta definição. Ele conseguiu remover o cisto com precisão, controlando os braços robóticos no Peace Ark por mais de uma hora.
Ren destacou que o vídeo em tempo real foi claro e estável, com o braço robótico respondendo de forma rápida e precisa. Ele também elogiou a excelente cooperação entre as equipes no local e a equipe remota, garantindo o sucesso da operação.
Texto traduzido com o auxílio de inteligência artificial de ECNS.CN e revisado por nossa redação.