Gigante tecnológica investe em modelos internos e de terceiros para diminuir dependência da OpenAI e otimizar desempenho.
A Microsoft está trabalhando para integrar modelos internos e de terceiros em seu principal produto de inteligência artificial, o Microsoft 365 Copilot, com o objetivo de reduzir a dependência da tecnologia da OpenAI, além de diminuir custos operacionais e melhorar a velocidade do serviço, segundo fontes próximas ao assunto revelaram à Reuters.
Essa estratégia marca uma mudança significativa para a empresa, que por anos promoveu sua parceria com a OpenAI como um diferencial competitivo. Quando o 365 Copilot foi lançado em março de 2023, a utilização do modelo GPT-4 da OpenAI foi um dos principais atrativos.
Redução de custos e aumento de eficiência
De acordo com as fontes, a decisão de diversificar os modelos de IA usados no 365 Copilot vem de preocupações com custos elevados e velocidade limitada, especialmente para usuários corporativos. Um porta-voz da Microsoft afirmou que a OpenAI continua como parceira nos modelos mais avançados, mas destacou que a empresa utiliza uma variedade de modelos, tanto da OpenAI quanto próprios, dependendo do produto e da experiência oferecida.
Além de treinar seus próprios modelos menores, como o mais recente Phi-4, a Microsoft está customizando modelos de código aberto para tornar o 365 Copilot mais rápido e eficiente. Essa abordagem visa não apenas reduzir custos operacionais, mas também transferir parte dessa economia aos clientes finais, afirmou uma das fontes.
Monitoramento de alto nível e adoção gradual
O progresso dessa iniciativa está sendo acompanhado de perto por Satya Nadella, CEO da Microsoft, e outros líderes da empresa. A estratégia reflete movimentos semelhantes em outras divisões da Microsoft, como o GitHub, que começou a utilizar modelos da Anthropic e do Google como alternativas ao GPT-4o da OpenAI.
Além disso, o Copilot voltado ao consumidor já utiliza modelos desenvolvidos internamente pela Microsoft, combinados com modelos da OpenAI.
Desafios e adoção no mercado corporativo
O 365 Copilot, assistente de IA integrado ao pacote de produtividade da Microsoft (Word, PowerPoint, entre outros), ainda precisa provar seu retorno sobre investimento (ROI) para muitas empresas. Até o momento, a Microsoft não divulgou números precisos sobre vendas de licenças, e há preocupações no mercado sobre preço e utilidade do produto.
Uma pesquisa realizada pela Gartner com 152 empresas de TI revelou que a maioria delas ainda não avançou para além das fases piloto do 365 Copilot.
Apesar disso, analistas da BNP Paribas Exane observaram uma aceleração na adoção do produto e projetam que mais de 10 milhões de usuários pagos terão acesso ao 365 Copilot até o final deste ano. Em um blog post de novembro, a Microsoft destacou que 70% das empresas da Fortune 500 já estão utilizando a ferramenta.
A estratégia da Microsoft de diversificar os modelos de IA reflete uma abordagem mais flexível e resiliente para atender às crescentes demandas corporativas, equilibrando eficiência, custo e desempenho em um mercado cada vez mais competitivo.
Reportagem de Anna Tong (São Francisco) e Krystal Hu (Toronto), com colaboração de Jeffrey Dastin (São Francisco). Edição de Matthew Lewis.
Fonte: Reuters