A montadora chinesa GWM planeja inaugurar uma fábrica em Iracemápolis (SP) em 2025, com meta de utilizar 60% de peças produzidas no Brasil e foco em carros híbridos.
A Great Wall Motors (GWM) pretende iniciar a produção de veículos no Brasil no primeiro semestre de 2025. O presidente internacional da montadora, Parker Shi, afirmou que a meta é que 60% das peças dos carros fabricados sejam produzidas localmente, com a estratégia de atrair fornecedores próximos à unidade. A planta será instalada no antigo espaço da Mercedes-Benz, em Iracemápolis, interior de São Paulo.
Estratégias de produção e crescimento
Parker Shi destacou que, embora a meta de 60% seja desafiadora, ela é essencial para pressionar a equipe e garantir competitividade. Ele também mencionou a possibilidade de trazer subsidiárias para a fabricação de autopeças no Brasil como parte de um plano futuro.
A unidade terá capacidade para produzir 50.000 veículos por ano, mas esse número deve ser alcançado gradualmente, começando com cerca de 25.000 unidades no primeiro ano de operação e atingindo o total somente em 2028.
Foco em híbridos e mercado brasileiro
A GWM não prevê a produção de carros totalmente elétricos no Brasil devido à baixa competitividade desses modelos em relação aos veículos abastecidos com etanol. Em vez disso, a montadora investirá em híbridos plug-in, que combinam motores elétricos com biocombustíveis.
Segundo Ricardo Bastos, diretor de assuntos institucionais da GWM no Brasil, o mercado brasileiro tem perfil ideal para híbridos, dada a forte presença de biocombustíveis no país.
Expansão na América Latina
A instalação em Iracemápolis será a primeira fábrica da GWM no Ocidente. Além de atender ao mercado brasileiro, a unidade será uma plataforma de exportação para países vizinhos. Atualmente, a montadora possui fábricas na China, Tailândia e Rússia.
A inauguração da fábrica está prevista para maio de 2025, consolidando a estratégia da GWM de ampliar sua presença global e explorar o potencial do mercado brasileiro.