BRBrasilDestaquesPolítica

Moraes Encaminha Decisão Sobre Bloqueio do X para Julgamento na 1ª Turma do STF


Alexandre de Moraes envia sua decisão de suspender o X (ex-Twitter) no Brasil à 1ª Turma do STF para julgamento em sessão virtual na segunda-feira (2.set.2024).


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes encaminhou para a 1ª Turma do tribunal sua decisão que determinou a suspensão da rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, no Brasil. O julgamento extraordinário ocorrerá de forma virtual na próxima segunda-feira, 2 de setembro de 2024, com término previsto até as 23h59. A convocação oficial pode ser acessada através deste link.

A 1ª Turma do STF, presidida pelo próprio Moraes, é composta também pelos ministros Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Durante o julgamento em formato virtual, não há debates entre os ministros; eles simplesmente registram seus votos na plataforma online do STF.

A suspensão do X foi decretada por Moraes na sexta-feira, 30 de agosto, após o empresário Elon Musk, proprietário da plataforma, descumprir uma ordem judicial emitida na quarta-feira, 28 de agosto. A ordem exigia que Musk nomeasse um representante legal da empresa no Brasil dentro de um prazo de 24 horas. Com o descumprimento da determinação, a rede social foi bloqueada para diversos usuários brasileiros já na madrugada de sábado, 31 de agosto.

Este evento marca mais um capítulo na prolongada disputa entre Moraes e Musk, que vem se desenrolando ao longo de meses. Em 17 de agosto, o X encerrou suas operações no Brasil, fechando seu escritório local e demitindo todos os funcionários, mas afirmou que a plataforma permaneceria acessível aos usuários brasileiros.

Leia Também!  SpaceX realiza 2º voo completo da Starship, nave mais poderosa do mundo, neste domingo

Musk enfrenta atualmente duas investigações conduzidas pela Justiça brasileira. O inquérito nº 4.957 investiga acusações contra o bilionário por obstrução à Justiça, além de possíveis envolvimentos em organização criminosa e incitação ao crime.

Na decisão que resultou no bloqueio do X, Moraes destacou que esta não foi a primeira vez que Musk desrespeitou ordens judiciais. Segundo ele, o empresário demonstrou “total desrespeito à Soberania brasileira e, em especial, ao Poder Judiciário,” agindo como um ente “supranacional e imune às legislações de cada País”.

Moraes também mencionou que a conduta de Musk, caracterizada por obstrução à Justiça, incitação ao crime, e desobediência pública às ordens judiciais, reforça a ligação entre o uso criminoso das redes sociais e as práticas ilícitas investigadas pelos diversos inquéritos em andamento.

Além do bloqueio da plataforma, o ministro impôs uma multa diária de R$ 50.000 para aqueles que tentarem acessar o X utilizando “subterfúgios tecnológicos” como VPNs (Redes Privadas Virtuais). A decisão provocou críticas e debates intensos, sendo vista por alguns como uma medida controversa e complexa de implementar.

A sessão extraordinária da 1ª Turma do STF poderá determinar os próximos passos dessa disputa jurídica, cujos desdobramentos são aguardados com grande expectativa tanto no Brasil quanto internacionalmente.

Compartilhar: