Caso volta a levantar debates sobre o piloto automático; veja os detalhes
O motorista de um Tesla Model X foi indiciado por direção perigosa na Suécia na última semana. Ele foi flagrado dormindo no banco do motorista enquanto o piloto automático conduzia o carro por mais de 40 km.
O caso aconteceu em uma rodovia que liga Suécia e Finlândia. Um homem estranhou que o Tesla estava utilizando uma faixa exclusiva para ultrapassagens, mesmo sem ninguém à frente. Ao contorná-lo, notou que o motorista estava dormindo e decidiu ligar para a polícia.
Quando os policiais chegaram ao Model X, o motorista não acordou de primeira, mesmo com o alerta das sirenes. Os carros rodaram por mais 26 km, até que o homem finalmente despertou. Assustado, sua primeira reação foi girar o volante para a direita, quase causando um acidente envolvendo a viatura ao lado.
O homem estacionou no acostamento para conversar com os policiais. Segundo o jornal sueco Vibilagare, tratava-se de um entregador que transportava o Tesla ao seu dono. Ele alegou que havia dormido mal na noite anterior e estava estressado pelo trabalho excessivo.
O caso voltou a levantar debates sobre o sistema autopilot, que causou inúmeros acidentes envolvendo carros da Tesla. O entregador se sentiu confortável para tirar um cochilo, pois a tecnologia não monitora seu estado de atenção enquanto o carro é conduzido de forma autônoma.
No caso do sueco, o autopilot funcionou perfeitamente — mas nem sempre os motoristas contam com a sorte. Em 2022, a Agência Nacional de Transportes Terrestres dos EUA investigou 16 casos em que os Tesla teriam desligado o piloto automático antes de acidentes.
Segundo a agência, a combinação do mau funcionamento do piloto automático com o comportamento exacerbado de um motorista que se vê em risco aumenta a possibilidade de acidentes graves.
O órgão defende que o condutor não está preparado para assumir a responsabilidade em tão pouco tempo. Em 2019, um motorista foi acusado de homicídio culposo em Los Angeles (EUA) ao atropelar uma pessoa após seu Tesla ultrapassar um semáforo vermelho com o autopilot ativado.
Vale lembrar que um caso semelhante ao do motorista sueco aconteceu no Brasil em 2021, quando um homem foi flagrado dormindo ao volante de um Tesla Model 3 na Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo.