CulturaLeitura

Neurocientista Roberto Lent Supera Traumas da Prisão com Estratégias para “Ocupar a Mente”

Em seu novo livro Existo, Logo Penso, Roberto Lent, neurocientista da UFRJ e do Instituto D’Or, compartilha memórias de sua prisão durante a Ditadura Militar para discutir a importância de manter a mente ocupada em situações extremas e explorar recentes descobertas sobre o cérebro.


Em Existo, Logo Penso: Histórias de um Cérebro Inquieto, o neurocientista Roberto Lent revisita a experiência de sua prisão em 1969, durante a Ditadura Militar. Preso por 25 dias em uma solitária, Lent precisou encontrar formas de manter sua sanidade em meio à solidão e ao isolamento. Ele usou atividades aparentemente banais, como desfiar e refiar um pedaço de estopa ou contar letras e sílabas em uma página de jornal, para afastar pensamentos negativos e encontrar uma estrutura mental que o ajudasse a lidar com o sofrimento.

Lent explica que atividades simples, mesmo sem grande significado prático, podem ter um impacto profundo em situações extremas, algo comprovado por sua experiência pessoal. Ele destaca que manter a mente ocupada é uma estratégia essencial para aqueles que enfrentam períodos de depressão ou situações emocionalmente intensas. Ter um projeto, mesmo que pequeno, pode ajudar a evitar o ciclo de pensamentos negativos.

Além de relatar esses episódios, Lent explora temas variados sobre o cérebro em seu livro, abordando desde o desenvolvimento cerebral em bebês até o envelhecimento. Ele também alerta para os efeitos das mídias digitais sobre a criatividade e imaginação, e como nosso cérebro, sobrecarregado de informações, tende a esquecer fatos triviais, enquanto memórias emocionalmente intensas permanecem marcadas.

Leia Também!  "A Biblioteca da Meia-Noite": o livro de ficção mais vendido de 2024 até agora

Sobre o Autor:

Roberto Lent é um renomado neurocientista, professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além de ser membro da Academia Brasileira de Ciências, Lent é conhecido por suas contribuições à ciência no Brasil, particularmente no estudo do cérebro e da neurociência. Em seus escritos, ele busca aproximar conceitos científicos do público leigo, tornando temas complexos acessíveis e engajadores

Detalhes do Produto

Editora: ICH – Instituto Ciência Hoje

Peso0,340 kg
Dimensões16 × 23 cm
Contém1 livro com 164 páginas

Compartilhar: