Nilvan Ferreira, pré-candidato a prefeito em Santa Rita, denuncia o uso de inteligência artificial em um vídeo que o apresenta elogiando Jackson Alvino, atribuindo a ele declarações que jamais proferiu. Em entrevista ao ClickPB, Ferreira afirmou que o áudio utilizado no vídeo foi manipulado por IA com o intuito de prejudicá-lo.
“Fui pego de surpresa com esse vídeo que é mentiroso, jamais falei nada semelhante, muito menos sobre Jackson. Isso é grave e já estamos tomando providências”, declarou Ferreira.
Confira o vídeo que gerou a denuncia:
O advogado que acompanha o caso, Rinaldo Mouzalas, explicou que estão sendo tomadas medidas legais, incluindo uma representação perante a Justiça Eleitoral por propaganda irregular e a possibilidade de apresentar uma notícia crime perante a Justiça Comum. Mouzalas ressaltou que o uso de inteligência artificial para manipulação de conteúdo falso nas eleições pode acarretar em cassação de mandatos, de acordo com recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral.
Em outubro, o TSE estabeleceu regras para o uso de inteligência artificial nas campanhas eleitorais, visando coibir práticas antidemocráticas e garantir a veracidade das informações veiculadas nas redes sociais durante o processo eleitoral de 2024.
Fonte: Redação com Click PB