Segundo The Verge, OpenAI lançará o LLM Orion em dezembro e pode parar de usar o nome GPT no modelo. Orion chegará primeiro para empresas parceiras
A OpenAI pode lançar um novo modelo de IA, que seria altamente mais potente que o GPT-4, em dezembro. A informação foi apurada pelo The Verge em contato com uma fonte próxima do caso. O novo LLM, que pode se chamar Orion, não estrearia diretamente no ChatGPT, mas seria liberado para empresas parceiras criarem programas com ele antes de ser liberado para o público.
Em outros momentos, um funcionário da OpenAI chegou a comentar que o sucessor do GPT-4 teria até 100 vezes mais capacidade computacional. Vale lembrar que o GPT-4o é uma atualização do GPT-4, não uma nova geração. Já o GPT o1 é um LLM voltado para a resolução de problemas matemáticos.
Quem serão os primeiros a usar o Orion?
Segundo outra fonte ouvida pelo The Verge, a OpenAI fornecerá o Orion para que empresas criem seus produtos e recursos com o LLM. E sim, a Microsoft, maior investidora da OpenAI, será uma das primeiras a estrear o Orion. A fonte afirma que a big tech já trabalha em integrar o LLM no Azure já em novembro.
O treinamento do Orion, segundo apurou o site, terminou em setembro. Neste mesmo mês, Sam Altman, CEO da OpenAI, publicou uma mensagem nada misteriosa no X. Altman escreveu um “poema” no qual diz estar empolgado para ver as constelações de inverno ascenderem aos céus.
Bem, a constelação de Orion fica mais visível durante o mês de janeiro, inverno no hemisfério norte. Ainda que a fonte afirme que o lançamento do LLM será realizado em dezembro, a chegada em janeiro não seria nada fora da curva. Ou a estreia do Orion pode acontecer em dezembro nas empresas parceiras e em janeiro no ChatGPT.
Com informações: The Verge