BOGOTÁ, 1º de maio (Xinhua) – A Colômbia vai romper relações diplomáticas com Israel na quinta-feira, disse o presidente Gustavo Petro na quarta-feira.
Falando para uma multidão na capital Bogotá, o presidente colombiano referiu-se ao governo israelense como “genocida”.
“A era do genocídio, da exterminação de um povo inteiro diante de nossos olhos, diante de nossa humanidade, não pode voltar”, disse Petro, acrescentando que se a Palestina morrer, a humanidade morre.
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, denunciou a decisão da Colômbia. “As relações entre Israel e a Colômbia sempre foram calorosas, e nenhum presidente antissemita e cheio de ódio pode mudar isso”, disse ele no X, antes conhecido como Twitter.
O presidente colombiano expressou sua intenção de romper laços diplomáticos com Israel em várias ocasiões desde que o Conselho de Segurança da ONU adotou em março uma resolução sobre o cessar-fogo em Gaza.
A Colômbia chamou de volta seu embaixador em Israel em outubro, poucos dias depois que Israel lançou operações militares em áreas densamente povoadas em Gaza em resposta a um ataque do Hamas.
Fonte: Xinhua