Novos rumores sugerem que a OpenAI vai revelar o seu mecanismo de busca para web no próximo dia 9 de maio
A OpenAI pode anunciar o lançamento de seu próprio mecanismo de busca já na próxima semana. De acordo com o vazador Jimmy Apples, em post na plataforma X, a companhia de Sam Altman marcou um evento de revelação para o próximo dia 9 de maio, às 10 horas da manhã. Além disso, foram encontrados registros com o domínio search.chatgpt.com, o que indicam a possível preparação de uma nova ferramenta em diversos países.
O anúncio de um buscador da OpenAI, se confirmado, poderá ser mais uma concorrência para a Busca do Google — que domina esse mercado há anos.
Busca da OpenAI
Se os rumores estiverem corretos, o anúncio de um mecanismo de busca da OpenAI será realizado dias antes do Google I/O, evento da Big Tech marcado para o dia 14 de maio. A companhia liderada por Altman pode tentar ofuscar as novidades da gigante de Mountain View com o lançamento de um buscador.
De acordo com o vazador Jimmy Apples, a dona do ChatGPT divulgava desde janeiro para equipes internas e de marketing sobre um grande evento de revelação para o segundo trimestre. “Aparentemente a OpenAI terá um evento no 9 de maio. Pode não ser o lançamento do modelo, mas o anúncio do mecanismo de busca”, escreveu no antigo Twitter.
Em fevereiro, uma reportagem do The Information revelou que a OpenAI desenvolve uma solução de busca pela web para competir diretamente com o Google. Segundo a fonte dessa publicação, o buscador será alimentado parcialmente pelo Bing — solução da Microsoft, investidora na startup.
Novas evidências desse lançamento iminente estão em logs do certificado SSL da companhia que contêm o domínio search.chatgpt.com registrado para vários países. A novidade foi compartilhada por Ashutosh Shrivastava na plataforma X:
A OpenAI não confirmou o desenvolvimento de um buscador web, mas a expectativa é que o produto seja diferente do que as soluções existentes atualmente no mercado e tenha maior integração com modelos de IA generativa da companhia, como o GPT-4 e o DALL-E 3.
Buscador do ChatGPT
Vale lembrar que, em abril do ano passado, mesmo sem ser um “buscador tradicional”, o ChatGPT passou do Bing como e se tornou a quarta ferramenta de busca mais usada do planeta.
Outro ponto a ser considerado nesse cenário é que, atualmente, a OpenAI é a principal parceira de IA da Microsoft — que resolveu investir na companhia após temor de ficar muito para atrás do Google na corrida das IAs. A entrada no mercado de busca pode significar uma nova frente de disputa entre as duas empresas.
Fonte: Canaltech