BRBrasilPolítica

Os recados de Lula aos militares no discurso sobre o 8 de janeiro

Presidente reforçou compromisso com a democracia e cobrou responsabilização de envolvidos nos atos golpistas de 2023

Durante cerimônia no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (8), que marcou os dois anos dos ataques às sedes dos Três Poderes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou mensagens claras às Forças Armadas, destacando a necessidade de compromisso com a democracia e a soberania nacional.

Lula enfatizou que “ditadura nunca mais” deve ser um princípio central para o país e afirmou que todos os responsáveis pelos atos golpistas, incluindo militares envolvidos, serão responsabilizados e punidos.

Compromisso com as Forças Armadas

O presidente elogiou o trabalho do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e dos comandantes das Forças Armadas:

  • Exército: General Tomás Paiva
  • Aeronáutica: Brigadeiro Marcelo Damasceno
  • Marinha: Almirante Marcos Olsen

Lula destacou que é possível “construir Forças Armadas com o propósito de defender a soberania nacional”, mencionando a proteção das fronteiras, do litoral brasileiro, da Amazônia e das riquezas naturais do país.

Trama golpista revelada pela PF

O discurso ocorreu após a revelação de uma investigação da Polícia Federal (PF), que apontou um plano de golpe de Estado em 2022. A operação, de acordo com o relatório da PF, envolvia uma coordenação entre militares da ativa e da reserva, com ações planejadas que incluíam atentados contra Lula, Alckmin e o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Crítica à demora no atendimento aéreo

Lula também relembrou o episódio em que sofreu um acidente no banheiro do Palácio do Planalto em outubro de 2023. Segundo ele, o avião das Forças Armadas demorou quatro horas para chegar a Brasília e transportá-lo para atendimento médico em São Paulo, em um momento em que sua condição clínica era crítica.

Leia Também!  Empresas públicas são estratégicas e não oneram os cofres públicos, defende Esther Dweck

“Eu cheguei em São Paulo, os médicos estavam horrorizados, porque achavam que eu podia morrer na viagem ou entrar em coma. E meu avião demorou quatro horas para chegar”, comentou o presidente.

Mensagem final

Lula encerrou o discurso reiterando que a democracia prevaleceu e continuará prevalecendo no Brasil. O presidente destacou a importância de manter as Forças Armadas focadas em suas funções constitucionais, garantindo a estabilidade e a proteção do Estado brasileiro.

Compartilhar: