A Paraíba entra para a lista de Estados que implementarão o sistema ‘Amber Alert’ como medida de combate a sequestros ou desaparecimento de crianças e adolescentes com menos de 18 anos. Inicialmente em operação no Ceará, Distrito Federal e Minas Gerais, o sistema passa por uma expansão. Os próximos Estados a aderirem serão Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Paraíba, Amapá, Goiás e Roraima.
O funcionamento do Amber Alert consiste na ativação de um alerta especial quando uma criança desaparece ou é sequestrada. Esse alerta é então transmitido através das plataformas da Meta, abrangendo um raio de até 160 km do local do incidente.
Originado nos Estados Unidos e adotado pelo Brasil, o programa Amber Alert envia alertas rápidos por meio das redes sociais da Meta. Esses alertas têm o propósito de auxiliar na busca de crianças ou adolescentes desaparecidos ou sequestrados, em situação de risco grave e iminente de morte ou lesão corporal grave, e sob investigação das instituições de segurança pública. O alerta fornece informações detalhadas sobre a criança/adolescente e descrições de qualquer indivíduo suspeito envolvido no crime.