Segundo o Boletim Epidemiológico de Vírus Respiratórios, até o dia 23 de março e divulgado nesta terça-feira (26), a Paraíba registrou seis mortes causadas pela gripe, com o vírus Influenza A, e sete óbitos estão em investigação. Houve um aumento nos casos de síndromes gripais (SG) relacionadas à Covid-19 e Influenza A em comparação com o mesmo período de 2023.
Para os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), foram confirmados 137 casos pelo exame RT-PCR. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) enfatiza a importância de manter a caderneta de vacinas atualizada.
Os seis óbitos relacionados à gripe do tipo Influenza A ocorreram até 23 de março, afetando pessoas com mais de 59 anos que residiam em João Pessoa, Conde, Lucena, Várzea e Alagoa Nova.
A Secretaria aponta que o aumento de casos ocorre devido ao período sazonal de vírus respiratórios entre abril e maio. A campanha de vacinação contra Influenza está em andamento, e os grupos prioritários podem se dirigir a uma das mais de mil salas de vacinação no estado. É crucial verificar se o reforço da dose de Covid-19 está em dia.
No dia 13 de abril, está programado mais um Dia D de vacinação em todo o estado, servindo como uma barreira importante contra casos graves de doenças respiratórias. A população, especialmente crianças, idosos e gestantes, deve estar protegida, pois são os grupos mais vulneráveis à hospitalização.
A Secretaria de Saúde reforça a importância de cuidados básicos para evitar a transmissão de vírus, como a lavagem frequente das mãos, etiqueta respiratória e o uso de máscara em caso de sintomas gripais. Manter os esquemas vacinais em dia é crucial para evitar casos graves e óbitos.
Fonte: Adaptado de notícia veiculada no portal ClickPB por Lucas Isidio.