Internacional

Parlamentares dos EUA Pedem Cancelamento de Vistos de Alexandre de Moraes e Ministros do STF

Deputados e um senador republicanos dos EUA solicitam ao secretário de Estado, Antony Blinken, o cancelamento dos vistos dos ministros do STF, citando restrições à liberdade de expressão.


Quatro deputados e um senador republicanos dos Estados Unidos enviaram um pedido formal ao secretário de Estado, Antony Blinken, para que o visto de entrada no país do ministro do STF, Alexandre de Moraes, e de outros membros da Suprema Corte brasileira seja cancelado. A principal alegação é que os magistrados, especialmente Moraes, estariam usando seus cargos para silenciar a liberdade de expressão.

O pedido cita como exemplo a decisão de Moraes de bloquear o acesso ao X (antigo Twitter) em agosto de 2024, como parte de uma série de medidas judiciais que, segundo os parlamentares, afetam conservadores.

O documento, assinado pelos deputados María Elvira Salazar, Christopher H. Smith, Rich McCormick e Carlos Giménez, além do senador Rick Scott, acusa Moraes de restrição à liberdade de expressão e de representar um “padrão de excesso judicial”. O texto solicita a revogação de quaisquer vistos existentes dos ministros do STF.

Esse não é o primeiro confronto entre simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro nos EUA e Moraes. Em abril, uma comissão parlamentar republicana divulgou decisões sigilosas do ministro sobre a remoção de perfis de redes sociais, argumentando que as ações violavam as leis brasileiras.

O relatório dessa comissão, presidida pelo deputado republicano Jim Jordan, também acusou a administração Biden de não se posicionar sobre o que foi descrito como ataques à liberdade de expressão no Brasil.


Fonte: Folha de S.Paulo

Compartilhar: