Nesta quinta-feira, 14 de março, a Polícia Federal deflagrou duas fases de uma série de investigações com o objetivo de reprimir crimes de abuso sexual infantil praticados pela internet. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa e Bayeux.
As investigações tiveram início em 2023 com base em informações enviadas à Polícia Federal, que indicavam a ocorrência de crimes de posse e compartilhamento de imagens contendo abuso sexual infantil.
Os investigados responderão pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. As penas somadas podem chegar a dez anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves após a análise do material digital apreendido.
Essas operações fazem parte de um conjunto de ações que a Polícia Federal pretende desenvolver no estado da Paraíba para fortalecer a repressão aos crimes relacionados ao abuso sexual infantil e promover a prevenção dessas práticas criminosas.
Além de expor a gravidade do problema, as ações policiais incentivam a reflexão coletiva sobre a proteção das crianças e adolescentes, reforçando o compromisso social com a prevenção dessas graves práticas criminosas.
(Fonte: Fonte 83)
(Imagem: Ilustração feita pela redação usando Dall-e com prompt de P.S.)